Praia Mundial Sul-Americano Superliga
Home Superliga Praia vira no tie-break com 7 pontos seguidos e recupera a liderança
Superliga - 10 de dezembro de 2024

Praia vira no tie-break com 7 pontos seguidos e recupera a liderança


Na despedida dos dois times antes do embarque para o Mundial Feminino de Clubes, o Dentil Praia Clube derrotou o Gerdau Minas por 3 sets a 2, com uma virada emocionante no tie-break – parciais de 14-25, 25-21, 16-25, 25-23, 15-12 -, na noite desta terça-feira (10/12), em Uberlândia, no encerramento da nona rodada da Superliga Feminina de Vôlei 2024/25, e reassumiu a liderança da competição. O Praia tem agora 26 pontos e as minastenistas, vice-líderes, 25. Veja abaixo a classificação completa.

Kisy foi a maior pontuadora do jogo com 25 pontos, seguida pela ponteira holandesa Celeste Plak com 23. Outros destaques do Minas foram Peña com 11 e Thaisa com 10. Pelo Praia, a oposta norte-americana Nia Reed pontuou 21 vezes. Adenízia fez 18 pontos  e Kuznetsova, 15. Adenízia ficou com o VivaVôlei.

Depois de perder o primeiro set por uma diferença grande (25 a 14), o técnico do Praia, Marcos Miranda, o Marcão, entrou para o segundo set com a ponteira Maiara Basso no lugar da norte-americana Payton Caffrey e o fundo de quadra do Praia melhorou bastante. O time reagiu e empatou a partida. No terceiro set, o Minas retornou com Celeste Plak na equipe – ela tinha sido substituída por Pri Daroit na parcial anterior – e o ataque, mas não conseguiu sustentar a vantagem.

No tie-break, o Minas caminhava com certa tranquilidade para fechar, tendo 12 a 8. Mas, com sete pontos seguidos, o Praia incendiou a torcida e fechou a virada.

FUTURO

As duas equipes embarcam nesta quarta-feira para a cidade chinesa de Hangzhou para a disputa do Mundial de Clubes a partir de segunda-feira. O Minas está no Grupo A ao lado do Milão, da Itália, time da oposta Paola Egonu, o Tianjin, da China, e o Zamalek, do Egito. O Praia está na chave B com o italiano Conegliano, de Gabi, o LP Bank Ninh Binh, do Vietnã, e o NEC Red Rockets, do Japão. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal em sistema de cruzamento olímpico.

Pela Superliga, Minas e Praia  só voltam a jogar agora no ano que vem. O time da capital tem ela frente o Abel Moda no dia 7 de janeiro em Brusque (SC). A equipe do Triângulo enfrenta o Batavo Mackenzie no mesmo dia, em Belo Horizonte.

A nona rodada da Superliga Feminina segue na próxima segunda-feira com dois jogos. Às 18h30, o Fluminense recebe o Brasília, no ginásio da Hebraica, no Rio de Janeiro. Os dois times tentam melhorar a posição dentro do G8. Na sequência, às 21h30, o Sesi Bauru enfrenta o Batavo Mackenzie no ginásio Paulo Skaf, em Bauru. As paulistas ocupam a quinta posição na tabela e as mineiras estão em sexto na classificação.

DENTIL PRAIA CLUBE: Macris, Nia Reed, Carol Gattaz, Adenízia, Payton Caffrey, Sofya Kuznetsova e Natinha (líbero). Entraram: Milka, Ju Carrijo, Monique, Suelen. Técnico: Marcos Miranda

GERDAU MINAS: Jenna Gray, Kisy, Thaisa, Kely, Celeste Plak, Peña e Kika (líbero). Entraram: Pri Daroit, Fran, Amanda. Técnico: Nicola Negro.

Confira abaixo a classificação atualizada da Superliga Feminina e a tabela completa no site oficial:

1 – Dentil Praia Clube 26 pontos (11 jogos)
2 – Gerdau Minas 25 (11 jogos)
3 – Osasco São Cristóvão Saúde 20 (9 jogos)
4 – Sesi Bauru 18 (9 jogos)
5 – Sesc RJ Flamengo 17 (9 jogos)
6 – Fluminense 16 (9 jogos)
7 – Batavo Mackenzie 13 (9 jogos)
8 – Unilife Maringá 12 (9 jogos)
9 – Brasília 11 (9 jogos)
10 – Flor de Ypê Paulistano Barueri 7 (9 jogos)
11 – Pinheiros 2 (9 jogos)
12 – Abel Moda 1 (9 jogos)