Quem é Kuznetsova, a russa na mira do Praia
O vôlei brasileiro pode voltar a ter uma russa atuando na Superliga. após a passagem de Kosheleva pelo Sesc RJ. O Dentil/Praia Clube negocia com a ponteira Sofya Kuznetsova, do Cuneo, da Itália.
A informação foi publicada pelo Volleynews, nesta sexta-feira (31/3), e confirmada pelo Web Vôlei. O time mineiro está no mercado, já que passará por uma grande reformulação para a temporada 2023/2024, depois de manter praticamente a mesma base neste ano. O acordo ainda não é dado como certo nos bastidores, mas existe otimismo para o fechamento.
Kuznetsova tem 23 anos e 1,82m. Ela está na segunda temporada no Cuneo, após ter passado pelo Dínamo Moscou e pelo Leningradka, da Rússia. No atual Campeonato Italiano, a russa está no top 10 das maiores pontuadoras. Até aqui, ela ocupa a nona colocação, com 354 pontos. No passe, ela aparece em quarto lugar, atrás de Fersino, líbero do Novara, Moro, líbero do Pinerolo, e da ponteira americana Lanier, do Bergamo.
Para a mídia especializada russa, a habilidade da jogadora em quadra está ligada também a algumas passagens pelo vôlei de praia local, modalidade que exige o domínio completo de vários fundamentos.
Pela seleção russa, ela disputou a Liga das Nações de 2019. Por clubes, o melhor resultado foi o vice-campeonato russo na temporada 2020/2021, tendo a ponteira brasileira como companheira de time. Pelo Cuneo, a temporada está perto do fim. Em 11º lugar, com 27 pontos, o time da russa está a sete do G8, a zona de classificação para os playoffs.
Como a holandesa Anne Buijs tende a atuar na Itália, para acompanhar a meio de rede Carol, além da dificuldade para manter as irmãs Martinez, o Praia tem buscado reforços em todas as posições para 2023/2024.