
Renato e Pedro encaram Elite de Brasília em busca de novo salto
Dupla formada em 2025 é uma das atrações da etapa do Circuito Mundial, no Parque da Cidade
Uma das novas duplas do vôlei de praia brasileiro, Renato, vice-campeão mundial em 2022, e Pedro, campeão brasileiro sub-21 em 2023, comemoram os resultados já conquistados em apenas quatro meses. Em busca de evolução, os dois voltam à quadra nesta semana para a etapa Elite de Brasília (DF) do Circuito Mundial, no Parque da Cidade, em Brasília (DF), com entrada franca. Nesta quarta-feira (16/4), eles avançaram ao torneio principal com vitória sobre Gabriel e Felipe Alves, por 2 a 1, 21-19, 16-21 e 15-10.
Na última semana, Pedro e Renato alcançaram a semifinal da etapa Elite de Saquarema (RJ) do Circuito Mundial. O objetivo agora é dar um novo salto diante dos melhores da atualidade.
– Estamos com a expectativa boa para a etapa de Brasília do Circuito Mundial. Vejo nossa dupla numa sequência positiva e em constante evolução. Esperamos fazer mais uma grande etapa. Jogar com o Pedro tem sido uma experiência muito legal. É a primeira vez que jogo com alguém mais novo, porém aprendo bastante com ele, mesmo sendo mais experiente. Nos damos muito bem dentro e fora da quadra, isso facilita muito o dia a dia, já que temos uma rotina intensa e, às vezes, muito estressante. Aos poucos estamos ganhando mais entrosamento e nos entendendo mais dentro da quadra – afirma Renato.
Pedro destacou a dedicação da dupla e a sintonia em treinos e jogos.
– O resultado de Saquarema serve de motivação para a nossa temporada. Isso mostra o resultado do nosso trabalho no dia a dia. Em Brasília, nosso primeiro objetivo é passar no qualifying. Estamos trabalhando para repetir o desempenho que tivemos em Saquarema – diz Pedro.
A etapa de Elite de Brasília conta com 24 duplas no torneio principal – oito delas vindas do qualifying. Entre os nomes confirmados para o evento as duplas atuais campeãs olímpicas: Duda/Ana Patrícia (Brasil) e Ahman/Hellvig (Suécia).
O Circuito Mundial de vôlei de praia 2025 tem 55 eventos previstos, entre etapas Elite (11), Challenge (9) e Future (35). As disputas Elite têm 24 duplas no torneio principal – os 16 primeiros colocados do ranking e oito duplas vindas do qualifying. Os eventos “Challenge”, importantes na soma de pontos no ranking na briga por um lugar no Elite, contam com 32 duplas no torneio principal, oito delas vindo do qualifying.
O ranking do Circuito Mundial ganhou importância ainda maior este ano, pois define as duplas classificadas para a Copa do Mundo, de 14 a 23 de novembro, na Austrália.