República Dominicana
Home Destaques República Dominicana campeã, com Marte MVP
Destaques - Internacional - 29 de agosto de 2022

República Dominicana campeã, com Marte MVP

Na final da Copa Pan-Americana, virada das dominicanas sobre a Colômbia


A República Dominicana conquistou, na noite deste domingo, o título da Copa Pan-Americana, na cidade mexicana de Hermosillo. Na decisão, vitória de virada sobre a Colômbia por 3 sets a 1, parciais de 21-25, 25-13, 25-21, 25-16. Foi o quinto título das dominicanas na competição, o primeiro nos últimos seis anos: 2008, 2010, 2014 e 2016.

A ponteira Bethania De La Cruz foi a maior pontuadora da República Dominicana e da final: 23 pontos, sendo 21 no ataque. A oposto Gaila Gonzalez colaborou com 15, enquanto Yonkaira Peña, reforço do Minas, anotou 14. Pelo lado colombiana, as ponteira Ana Karina Olaya e Amanda Coneo fizeram 17 e 13, respectivamente.

As duas seleções usaram a competição como preparação para o Campeonato Mundial feminino, ao fim de setembro.

– Depois de um primeiro sem concentração, o time focou naquilo que tinha treinado, estudado e preparado para o jogo. Eu acredito que nossa disciplina foi chave para a vitória. Os sets perdidos na competição foram por diferenças pequenas. Nós precisamos ser mais agressivas desde o início – analisou Marcos Kwiek, técnico da República Dominicana.

A levantadora e capitã dominicana Niverka Marte foi eleita a MVP da Copa Pan-Americana. Várias companheiras também foram premiadas: Bethania De La Cruz (melhor ponteira e sacadora), Geraldine Gonzalez (melhor bloqueadora), Gaila Gonzalez (melhor oposto) e Brenda Castillo (melhor líbero, passadora e defensora). Da Colômbia, Maria Alejandra Marin ganhou como melhor levantadora, enquanto Darlevis Mosquera foi a segunda melhor bloqueadora. Avery Skinner, do terceiro colocado Estados Unidos, foi a maior pontuadora e segunda melhor ponteira.