Richarlyson usa aprendizados do futebol no Vôlei Master
Nos gramados, Richarlyson brilhou. Foi campeão mundial de clubes e campeão brasileiro pelo São Paulo, e vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Mas além do futebol, ele tem talento para outro esporte que é paixão nacional: o vôlei. No Vôlei Master 2024, atua como ponteiro e líbero do Fluminense, na categoria 40+, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema.
Richarlyson foi criado na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Desde criança, sempre praticou esportes. Os mais frequentes eram o vôlei e o futebol. Acabou optando pelos gramados, mas já nos últimos anos como profissional, foi se reaproximando do vôlei.
– O vôlei sempre esteve próximo de mim, desde pequeno. No ano passado, quando ainda morava em São Paulo, fui convidado para jogar torneios pequenos regionais. Esse ano, vim morar no Rio e o Fluminense me chamou. Fiz minha estreia na Superliga Master, e agora estou disputando o Vôlei Master pela primeira vez – disse Richarlyson, que na estreia ajudou o Fluminense a vencer o Capoeirão (SC) por 2 sets a 0 (25-19 e 25-16).
– Trago essa versatilidade do futebol. A parte cognitiva de ler o jogo, de entender a parte tática, o volume. É nisso que consigo contribuir mais. Hoje jogo mais por diversão, mas quando a bola sobe, não quero perder. Treinamos toda terça e quinta à noite, e entramos em todos os campeonatos para vencer. Digo que é uma diversão com responsabilidade, até porque estamos vestindo a camisa de um grande clube – comentou Richarlyson, atual comentarista de futebol dos Canais Globo.
O vôlei voltou a conquistar o coração do hoje comentarista esportivo, que tem como padrinho um campeão olímpico.
– O vôlei me presenteou de várias maneiras. Quem me deu a primeira oportunidade de jogar o Jogo das Estrelas foi o Serginho. Ele me abraçou, abriu as portas. É um grande ídolo do esporte nacional, dono de uma história vitoriosa, e um cara super humilde, que se tornou um vencedor. Eu me espelho muito nele – falou o jogador. – É minha primeira vez no Vôlei Master, nesse lugar lindo, que considero como o berço do voleibol. É motivo de muito orgulho e honra entrar nesses ginásios e ver tantas fotos de ídolos que fizeram o vôlei chegar ao patamar que está hoje. O evento tem um nível absurdo, parece que estamos jogando a Superliga. Tem times do Brasil inteiro. Dou parabéns para a CBV pela organização, e agradeço a oportunidade de estar aqui nesse complexo que tem tanta história. Espero sair daqui, no mínimo, com uma vaga na Superliga Master 2025.