Rio confirma Pré-Olímpico e anuncia etapas da VNL
O Rio de Janeiro quer voltar a ser uma das capitais do vôlei brasileiro. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (15/3), o governo do estado anunciou uma série de eventos internacionais: o Pré-Olímpico masculino neste ano, duas etapas da Liga das Nações (VNL) em 2024 e o desejo de organizar o Mundial de vôlei de praia em 2025.
O anúncio foi feito pelo governador Claudio Castro. O Pré-Olímpico terá o Maracanãzinho como casa, entre o fim de setembro e o início de outubro. Oito seleções, incluindo o Brasil, disputarão duas vagas na Olimpíada de Paris. A definição dos participantes acontecerá nesta sexta-feira, na Suíça, a partir das 9h (de Brasília), com transmissão do Web Vôlei pelo YouTube e pela Twitch.
Já a confirmação de duas etapas da VNL de 2024 foi uma grande novidade. O Rio de Janeiro receberá um evento feminino e outro masculino antes dos Jogos Olímpicos de Paris. A expectativa é se transformar em uma grande despedida das seleções antes do grande compromisso do próximo ano.
Na edição de 2023, o Brasil organizará apenas uma etapa da Liga das Nações, no naipe feminino. O masculino não jogará em casa neste ano.
Já a candidatura para receber o Mundial de vôlei de praia tenta recolocar o Rio de Janeiro no mapa das grandes competições da modalidade.