Rodada
Home Internacional Rodada mexe com as primeiras posições do Italiano feminino
Internacional - 12 de fevereiro de 2022

Rodada mexe com as primeiras posições do Italiano feminino


A rodada deste sábado do Campeonato Italiano feminino de vôlei voltou a mexer na parte de cima da tabela. Agora a competição tem um novo líder: o Monza. Com o fim da fase classificatória entrando na reta final, cinco equipes correm para buscar os primeiros lugares.

No confronto que colocava a liderança do torneio em jogo, o Monza se deu melhor e assumiu a liderança ao derrotar o Scandicci, das brasileiras Natália e Bia.

Muito se esperava um jogo de vários sets e muito equilíbrio, mas esse não foi o roteiro do jogo. Com exceção do terceiro set, o Monza conseguiu impor seu ritmo e vencer por 3 a 0, parciais de 25-20, 25-21 e 31-29. A ponteira Natália teve boa atuação e foi a maior pontuadora: 17 pontos, dos quais 14 em ataques (56% de aproveitamento), dois aces e um de bloqueio. A central Bia colaborou com três pontos. Pelo Monza, a jovem central americana Dana Rettke pontuou 14 vezes e foi eleita a MVP da partida.

O Novara também venceu na rodada e por 3 a 0 (25-16, 25-23 e 25-19) jogando contra o Cuneo. A equipe de Stefano Lavarini não teve muitas dificuldades para superar as adversárias. A oposto Rosamaria, recuperada da covid, voltou a ficar à disposição. Já  Ebrar Karakurt estava inspirada. Foram 11 pontos de ataque (42% de aproveitamento), dois em bloqueio e outros quatro aces. Tal atuação garantiu o prêmio de MVP para a turca. O Novara agora ocupa a quarta posição da Liga. O Cuneo segue na luta para a classificação aos playoffs, atualmente no sétimo lugar.

Em outro confronto na parte de cima da tabela, o Busto Arsizio foi superado em sets diretos pelo Conegliano, parciais de 25-21, 25-21 e 25-23. Paola Egonu fez  29 pontos, sendo 25 em ataques (56% de aproveitamento), três em bloqueios e mais um ace. Com o resultado, as atuais campeãs da liga subiram para a vice-liderança. Já pelo Busto Arsizio, a oposta Camila Mingardi contribuiu com 15. Com o revés a equipe caiu para a quinta colocação.

No jogo que fechou a rodada, o Casalmaggiore tomou a virada do Firenze, após sair vencendo por 2 sets a 0. A ponteira brasileira Ellen anotou 11 pontos. Com a derrota no tie-break, o Casalmaggiore acabou saindo da zona de classificação aos playoffs, agora na nona colocação.

Confira abaixo como está a classificação da Liga Italiana na parte de cima da tabela:

1 – Monza: 43 pontos e 14 vitórias (18 jogos)
2 – Conegliano: 40 pontos e 14 vitórias (16 jogos)
3 – Scandicci: 40 pontos e 14 vitórias (18 jogos)
4 – Novara: 37 pontos e 13 vitórias (15 jogos)
5 – Busto Arsizio: 35 pontos e 11 vitórias (18 jogos)

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei