Romênia derrota a França no Europeu masculino
Atuais campeões olímpicos protagonizaram um resultado surpreendente
Quer uma zebra para começar a semana? A Romênia protagonizou uma das grandes, ao vencer a França, atual campeã olímpica, pelo Campeonato Europeu masculino de vôlei, nesta segunda-feira (4/9), em Tel Aviv, em Israel. Em pouco mais de 1h30, os romenos levaram a melhor por 3 sets a 1, parciais de 25-23, 16-25, 25-18 e 25-21.
Alguém pode querer minimizar, questionando sobre a presença dos craques da França. Mas estavam quase todos lá, incluindo Earvin Ngapeth, poupado durante a Liga das Nações. Grebennikov, Boyer, Toniutti… Os únicos não utilizados por Andrea Giani foram Clevenot e Chinenyeze.
O oposto Boyer e o ponteiro Louati foram os maiores pontuadores da França, com 19 e 15 pontos, respectivamente. Ngapeth foi titular nos dois primeiros sets e fez apenas três pontos, com 27% de aproveitamento ofensivo. O questionamento é mesmo sobre o nível francês neste ciclo, bem abaixo do que mostrou até o ouro em Tóquio.
Pelo lado da Romênia, o ponteiro Aciobanitei foi o maior pontuador, com 20 acertos, com 77% de aproveitamento no ataque, além de 75% de positividade após 16 passes. A destacar ainda os cinco pontos de bloqueio de Robert Calin.
O resultado vai embolar o Grupo D. A França soma agora três vitórias e uma derrota na liderança. A Romênia já disputou os cinco jogos e terminou com três triunfos. Portugal, Israel e Turquia também podem chegar a três resultados positivos ao fim desta primeira fase. O último jogo da seleção francesa nesta fase será amanhã diante da Grécia.