Rubinho leva o Saint-Nazaire ao título francês
Em final com dois treinadores brasileiros, Rubinho levou a melhor sobre Fronckowiak
O Campeonato Francês masculino de vôlei tem um novo campeão. O Saint-Nazaire, do técnico Rubinho, conquistou o título neste domingo (28/4), ao superar o Tours, então campeão e dirigido por Marcelo Fronckowiak, no golden set.
Como havia perdido o jogo 1 da série, o Tours precisava vencer o jogo e conseguiu, no tie-break, parciais de 21-25, 25-18, 29-27, 21-25 e 17-15. O jogo então seguiu para o golden set, com o Saint-Nazaire levando a melhor por 15 a 12.
Apesar do revés, o Tours teve o maior pontuador da partida: o oposto brasileiro Abouba, com 28 acertos: 22 no ataque, com 49% de aproveitamento, três aces e três blocks.
O central Aracaju, o outro brazuca em quadra, somou sete: quatro no ataque em seis tentativas (67%), um no saque e dois no bloqueio.
Pelo Saint-Nazaire, o ponteiro americano Jordan Ewert somou 19 pontos e foi eleito o MVP, seguido pelo central canadense Jordan Schnitzer, com 15.
Com Rubinho no comando, o time ganhou assim seu primeiro Campeonato Francês da elite. Anteriormente, havia vencido duas vezes a segunda divisão. Foi a segunda temporada do brasileiro no comando do projeto.
Na temporada regular, o Saint-Nazaire ficou em sétimo lugar (12 vitórias e 14 derrotas), enquanto o Tours foi o quarto (17 resultados positivos e nove negativos).
Nas quartas, o time de Rubinho eliminou o Nantes, segundo colocado, dos brazucas Chizoba e Petrus. Na semi, eliminou o Tourcoing. O Tours, nos playoffs, havia eliminado o Montpellier e o Chaumont, de Victor Birigui, o líder da temporada regular.
Rubinho agora volta para o Brasil para se apresentar em Saquarema, como um dos assistentes de Bernardinho.