Rubinho
Home Destaques Rubinho fala em “muito trabalho a fazer” no retorno ao Joinville
Destaques - Estaduais - Superliga - 30 de setembro de 2025

Rubinho fala em “muito trabalho a fazer” no retorno ao Joinville

Técnico volta ao time catarinense com foco em integrar elenco renovado e aplicar experiências do cenário internacional


Após cinco meses servindo a Seleção Brasileira masculina como auxiliar técnico de Bernardinho, o técnico Rubinho está de volta ao Joinville. Nesta segunda-feira (29/9), o treinador retomou suas atividades presenciais no clube para a sequência da temporada da Superliga.

Mesmo afastado fisicamente, Rubinho manteve-se ativo no planejamento da equipe e repassava orientações à comissão técnica, em especial ao assistente Plauto Machado, que liderou os treinos e compromissos do time nesse período. Pela Seleção, Rubinho participou de duas importantes competições internacionais: a Liga das Nações e o Campeonato Mundial. Apesar do resultado negativo no Mundial, com a eliminação precoce na primeira fase, ele destaca aspectos positivos da campanha.

– Apesar do mau resultado no Mundial, a temporada foi interessante para a Seleção. Fomos muito bem na Liga das Nações e conseguimos uma grande evolução, ganhando jogos importantes. Agora, retorno ao Joinville com a mesma dedicação – disse.

Com a volta ao projeto, Rubinho se depara com uma equipe bastante renovada e uma nova configuração de elenco. O treinador vê potencial no grupo e reforça o foco no desenvolvimento técnico ao longo da temporada.

– Mudamos bastante a equipe, temos muito trabalho a fazer. Já temos os conceitos de trabalho consolidados, então estou bem motivado. É um time jovem, gosto de trabalhar com esse perfil de atleta e acho que tem tudo para ser uma boa temporada – avaliou.

A integração entre os jogadores que permaneceram e os novos atletas será um fator-chave para a evolução da equipe.

–  Os jogadores que ficaram vão ajudar na conceituação do trabalho com os mais novos. É uma equipe bastante renovada e vai levar tempo para ficar do jeito que a gente imagina. Não gosto de estipular uma meta, uma posição na classificação final. Penso que o objetivo é sair de um ponto X e acabar num ponto muito mais alto. Com esse crescimento, conseguiremos as vitórias e bons resultados. Esse é o caminho – destacou.

Além da experiência acumulada em alto nível internacional, Rubinho retorna ao Joinville com ideias atualizadas sobre as principais tendências do voleibol mundial — muitas das quais ele pretende implementar no time.

– É muito bom estar no circuito internacional porque a cada ano ele modifica, aparecem coisas novas, e você viver essa experiência ajuda a aplicar o que viu nas equipes que estiver trabalhando. Eu sempre fiz isso. O intuito é sempre esse: aplicar aqui aquilo que seja condizente com a nossa realidade, com os nossos jogadores. Isso vai ser feito. Temos hoje saques muito agressivos e consistentes e esses são conceitos que vamos tentar aplicar aqui.