
Rui Moreira reencontra “mentor” Santarelli no Campeonato Mundial
O Campeonato Mundial feminino de clubes marcará um momento especial para Rui Moreira, técnico do Dentil/Praia Clube. Meses depois de participar de um congresso em Portugal ministrado por Daniele Santarelli, comandante do Conegliano e da seleção turca, o treinador português agora reencontrará o italiano em quadra. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira (11/12), às 13h30, pela fase de grupos.
O reencontro acontece em meio ao bom início do Praia no torneio. Na manhã desta terça-feira (9/12), a equipe brasileira estreou com vitória por 3 sets a 0 sobre o Zamalek, do Egito. O resultado coloca o time em posição favorável no Grupo B, que também conta com o favorito Conegliano (ITA) e o Orlando Valkyries (EUA). Nesta quarta-feira, às 10h, o Praia volta à quadra diante das americanas e pode garantir vaga antecipada nas semifinais em caso de vitória. Já o Zamalek enfrenta o Conegliano às 17h.
Moreira e Santarelli já haviam se encontrado anteriormente em momentos de estudo e formação. Além do congresso deste ano, o português realizou, em 2022, uma semana de estágio no Conegliano, acompanhando de perto a rotina da equipe multicampeã.
– Foram bons dias de aprendizagem. Já tinha tido a oportunidade de fazer uma semana de estágio no Conegliano, onde pude acompanhar o trabalho com proximidade. Jogar competições onde estão os melhores do mundo é bom para todo mundo, e para mim não é diferente. É quando nos desafiamos e entendemos o nível em que está o voleibol mundial e o que precisamos trabalhar para chegar nesse patamar. Precisamos comparar e perceber o que ajustar para alcançar esse nível – afirmou o técnico do Praia.
O reencontro, agora em lados opostos da quadra, simboliza para o treinador português um passo importante em sua evolução, e um grande desafio diante de uma das equipes mais fortes do torneio. Diante disso, Rui Moreira também destacou a admiração pelo colega de profissão.
– Sem dúvida o Santarelli hoje é uma referência no vôlei mundial. É um treinador jovem como eu, que construiu uma trajetória bonita e vitoriosa no Conegliano. Espero conseguir fazer o mesmo no Praia.


