Rússia
Home Tóquio-2020 Rússia atropela os EUA. China virtualmente eliminada
Tóquio-2020 - 31 de julho de 2021

Rússia atropela os EUA. China virtualmente eliminada


A Rússia derrotou os Estados Unidos com um sonoro 3 a 0 – parciais de 25-20, 25-12, 25-19 – na madrugada deste sábado, pela quarta e penúltima rodada da fase classificatória do torneio de vôlei feminino de Tóquio e, de quebra, praticamente eliminou a China, atual campeã olímpica.

As russas foram impecáveis no saque e mostraram a eficiência de sempre no bloqueio. Além disso, contaram com o dia inspiradíssimo de Goncharova. Ela terminou a partida com 26 pontos e praticamente não errou. Fedorovtseva fez 13 e Voronkova, 11. Os Estados Unidos sofreram no passe e tomaram 12 pontos de bloqueio.

Os dois times erraram pouquíssimo: a Rússia cedeu 7 pontos e os EUA, 9. Thompson saiu lesionada no início do segundo set – torceu o pé direito ao fazer um bloqueio – e deixou a quadra amparada e mancando. Preocupa. Do banco de reservas, as câmeras flagraram a camisa 12 chorando. Drews foi para o jogo, mas os Estados Unidos não conseguiram jogar.  Washington e Larson marcaram 7 pontos.

Com o resultado, a Rússia subiu para a segunda colocação do Grupo B, com 8 pontos (3 vitórias). A Itália, que vai enfrentar a China às 9h45, no encerramento da rodada, tem 9 pontos e 3 vitórias em 3 jogos. Os Estados Unidos têm campanha quase idêntica a da Rússia (3 vitórias e 8 pontos) mas perde a segunda colocação no ponto average.

A Turquia é a quarta colocada, com 1 vitória e 4 pontos e a China é a quinta, com 0 vitória e 1 ponto. A vitória da Rússia sobre os EUA praticamente eliminou as chinesas antes mesmo de elas jogarem hoje, porque as asiáticas só conseguirão chegar ao quarto lugar se vencerem seus dois jogos (Itália e Argentina) e se a Turquia perder para as argentinas (o que é pouco provável) em partida que acontece às 2h20 (horário de Brasília).