Rússia
Home Destaques Rússia poupa Goncharova e outras titulares no Europeu
Destaques - Internacional - 17 de agosto de 2021

Rússia poupa Goncharova e outras titulares no Europeu

Busato antecipou cinco ausências importantes em comparação ao time olímpico


A Rússia não mandará força máxima para o Campeonato Europeu feminino de vôlei. Em entrevista ao RIA Novosti, o técnico Sergio Busato confirmou a ausência de cinco pilares, presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio: a oposto Goncharova, as centrais Fetisova e Koroleva, a líbero Podkopaeva e a ponteira Voronkova.

– Demos um descanso a elas. Eu entendo que esta temporada é muito difícil para as jogadoras. A situação é a mesma para as outras seleções, que estão com problemas de composição devido a lesões. Não quero que nossas jogadoras tenham problemas de saúde, elas estão muito cansadas ​​depois das Olimpíadas. Esta situação nos dá a oportunidade de olhar para outras atletas – comentou o treinador, que pretende dar mais tempo em quadra para Lazareva, Matveeva, Smirnova e Brovkina.

A Rússia iniciou os treinamentos para o Europeu uma semana atrás. Busato fez uma análise dos pontos fortes e fracos deste momento da seleção:

– Acho que esse elenco está pronto para jogar no ataque e menos preparado em termos de recepção, já que não teremos Voronkova e Podkopaeva. Esta é uma equipe diferente, não aquela que estava nas Olimpíadas. Quero mais entusiasmo desta equipe. A técnica precisa ser trabalhada todos os dias, é um processo longo. Agora precisamos de mais entusiasmo, vontade de lutar. Vamos jogar de novo com a bandeira russa, com o hino nacional, isso tudo é ótimo! Não temos muito tempo antes do Campeonato Europeu para melhorar a nossa técnica em alguns elementos. Mesmo assim, acho que temos uma boa equipe. Como sempre, a seleção russa tem grandes ambições, pensando em subir ao pódio.

Busato também apontou a levantadora Startseva e e a jovem ponteira Fedorovtseva como líderes da equipe no Europeu.

– A Startseva é a capitã da nossa equipe, estou muito grato por ela ter decidido ir para o Campeonato Europeu. Ela é uma boa pessoa, boa jogadora. Quanto a Fedorovtseva, direi o seguinte: quero ver se ela é um meteoro ou é mesmo uma estrela.

A Rússia enfrentará na primeira fase Sérvia, Bélgica, França, Azerbaijão e Bósnia (saiba onde ver o Europeu feminino).