Rússia
Home Categorias de base Rússia vira algoz do Brasil nos Mundiais de base
Categorias de base - Destaques - Seleção Brasileira - 28 de setembro de 2021

Rússia vira algoz do Brasil nos Mundiais de base

No Mundial sub-21, russos voltaram a vencer os brasileiros


A Rússia se confirma como pedra no sapato das Seleções Brasileiras de vôlei nas categorias de base. Pela quinta vez nesta temporada, a seleção europeia supera o Brasil. Desta vez, pelo Campeonato Mundial sub-21 masculino, em Sofia, na Bulgária.

Nesta terça-feira, vitória da Rússia por 3 sets a 0, parciais de 27-25, 25-21 e 31-29, pela segunda rodada da segunda fase. O resultado praticamente tira o Brasil da disputa por medalhas, já que precisa agora de uma improvável combinação de resultados para ter chance de avançar para a semifinal (estará eliminado caso a Polônia vença a Bulgária no decorrer da rodada de hoje).

Foi o segundo revés da Seleção sub-21 para os russos neste Mundial. Na estreia, derrota no tie-break. Ela se soma a outros três resultados negativos em confrontos diretos em outros Mundiais neste ano:

  • 3 a 2 na primeira fase do sub-18 feminino
  • 3 a 0 nas quartas de final do sub-19 masculino
  • 3 a 0 na segunda fase do Mundial sub-20 feminino

Como já havia acontecido na véspera, diante da Polônia, o Brasil pecou na reta final dos sets (os três sets perdidos foram pela diferença mínima). Muitas vezes faltou tranquilidade para usar a mão de fora do bloqueio ou consciência para diminuir a potência para ter uma segunda chance no ataque. Sobrou nervosismo de vários atletas durante o jogo, já que os russos usaram e abusaram do afronte. Taticamente, a escolha por sacar no líbero Fedorov também não ajudou, já que ele controlou bem as ações.

Nos fundamentos, o destaque da Rússia foi o saque, com nove aces (o Brasil fez dois). O ponta/oposto Dineykin liderou o time na pontuação com 14 acertos, dois a mais do o oposto Morozov. Pelo lado brasileiro, o oposto Darlan terminou com 14 pontos, enquanto o ponteiro Adriano fez nove.

Nesta quarta-feira, diante da Bulgária, às 13h, o Brasil se despede da segunda fase (confira as transmissões da semana).