Rzeszow e Chemik Police seguem liderando a Tauron Liga
Times de Bruna Honório e Naiane levaram sustos, mas venceram na rodada
Com roteiros parecidos, Developres Rzeszow e Chemik Police, as duas melhores equipes da Polônia, venceram na 17ª rodada da Tauron Liga, neste fim de semana, e já estão garantidas nos playoffs da competição. O Developres Rzeszow, de Bruna Honório, venceu por 3 a 1 o Swiecie. As parciais de 23-25, 25-16, 25-13 e 25-11 mostram que a equipe líder do campeonato até chegou a levar um susto no primeiro set, mas depois conseguiu comandar o restante do jogo com tranquilidade.
O Swiecie, por outro lado, é o lanterna da competição com seis pontos e vive situação delicada na temporada com vários casos de covid e algumas lesões. A brasileira Malu é um desses casos e sequer foi relacionada para a partida.
O técnico Stephane Antiga aproveitou o jogo para rodar todo o plantel disponível. Até começou o jogo com uma configuração diferente: Bruna Honório, Blagojevic e Jurczyk iniciaram no banco, mas depois de ser surpreendido na primeira parcial, ele chamou as titulares para quadra. A ponteira Kara Bajema vivendo grande fase foi a maior pontuadora do confronto: 17 em ataques (52% de aproveitamento) e dois em bloqueios, somou 19. Bruna Honório e Jurczyk que vieram do banco somaram 12 pontos cada uma. A central polonesa foi eleita a MVP do confronto.
Principal perseguidor do Rzeszow, o Chemik Police também venceu mais uma na Tauron Liga e continua firme na vice-liderança. A equipe entrou com amplo favoritismo no confronto contra o Bydgoszcz, fora de casa, mas foi surpreendida pelas donas da casa no primeiro set. Apesar disso, no restante do jogo a equipe da brasileira Naiane conseguiu impor seu jogo e fechar em 3 a 1, com parciais de 24-26, 25-21, 25-19 e 25-18. A levantadora brasileira atuou em três sets e fez um ponto no bloqueio. A oposto Brakocevic foi a maior pontuadora do jogo com 19 acertos, enquanto a ponteira recém-contratada Dani Drews contribuiu com outros 15 ataques (47% de aproveitamento) e um no bloqueio. A americana foi eleita a melhor em quadra.
As brasileiras Letícia Hage e Mari Cassemiro fizeram 11 pontos cada uma pelo Bydgoszcz. Com mais esse revés, a equipe segue ocupando a penúltima colocação com apenas nove pontos conquistados. Rzeszow lidera a Tauron Liga com 44 pontos, Chemik aparece logo atrás com 41 pontos. As duas equipes disputaram 17 jogos, mas o time da oposto Bruna Honório tem apenas uma derrota na competição, enquanto o rival já foi derrotado em três oportunidades. Ambas as equipes ainda seguem vivas na Copa da Polônia e na Liga dos Campeões.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei