Sada
Home Internacional Sada Cruzeiro conquista penta no Mundial. E merece os aplausos!
Internacional - Mundial de Clubes - 15 de dezembro de 2024

Sada Cruzeiro conquista penta no Mundial. E merece os aplausos!

Na final, grande vitória sobre o Trentino


Na última rodada da fase de grupos do Campeonato Mundial masculino de vôlei, em Uberlândia, o Trentino teve a chance de eliminar o Sada Cruzeiro. O time italiano poupou alguns titulares, perdeu o jogo no tie-break e desperdiçou tal chance. Neste domingo (15/12), pagou caro por isso. No reencontro entre os dois, agora com todos os astros em quadra, os mineiros jogaram demais, venceram novamente, desta vez por 3 sets a 1 (25-22, 20-25, 25-16 e 25-22), e ficaram com o título.

Simplesmente o pentacampeonato mundial do projeto brasileiro mais vitorioso de todos os tempos no voleibol. Agora o Sada Cruzeiro divide com o próprio Trentino a liderança nas conquistas do principal torneio de clubes. E isso não é pouca coisa!

Me recordo, anos atrás, de escrever sobre uma conquista mundial anterior do Sada, ainda sob o comando de Marcelo Mendez, não tendo mais palavras para descrever os feitos celestes. Mas esse apetite voraz por novos títulos, agora com Filipe Ferraz, merece linhas atualizadas.

A atitude vencedora se renova a cada temporada. Alguns jogadores mudam, mas o pensamento é sempre o mesmo. E isso serve de combustível para esta máquina. Neste Mundial, eu tinha a sensação de que o protagonismo recairia sobre Douglas Souza, principal contratação para 24/25 para substituir Lopez. Errei. Vaccari saiu do banco, no decorrer da fase de grupos, para ajudar a mudar a cara do time. Os veteranos Wallace, Lucão e Otávio provaram, durante a campanha, que a idade é um detalhe no esporte atualmente.

E o que dizer de Matheus Brasília? Outro que chegou nesta temporada, carregando dúvidas de muitos torcedores. E teve uma atuação enorme, inclusive com ótimas passagens no saque nesta final.

Se alguém ainda quiser tentar diminuir a conquista, basta dizer que o Trentino, campeão da última Champions League, hoje manteve seus destaques, como Michieletto, Sbertoli e Lavia, do início ao fim. E perdeu! E talvez vá se arrepender por um longo tempo por não ter eliminado o Sada Cruzeiro na quinta-feira.

Por Daniel Bortoletto