Sada Cruzeiro festeja ano do projeto feminino
Times nasceram como projeto social e conquistaram vários títulos nas categorias de base
O Sada Cruzeiro festeja o ano de 2019 com seu projeto feminino nas categorias de base. De um total de 13 campeonatos, as meninas, que em muitos dos torneios competiram com atletas de maior idade, levantaram exatamente oito vezes a taça de campeão, além de dois vices e um bronze. A última conquista foi na sexta, no Riachão, com a vitória por 3 a 1 sobre o Dentil/Praia Clube, faturando o Campeonato Estadual sub-16.
– Na fase classificatória vencemos todos os adversários e garantimos o direito de decidir a fase final no Riachão. A atmosfera lá é diferente em jogos decisivos, as meninas se espelham no time adulto e levam essa garra para dentro de quadra. Foi um jogo difícil, a equipe do Praia é muito qualificada, mas fizemos uma excelente partida e conquistamos mais este título – disse o técnico Gabriel Rodrigues.
Os resultados das meninas impressionam, ainda mais por ser um projeto social. Ao longo dos anos a direção do Sada Cruzeiro foi percebendo a necessidade de aproveitar os talentos que apareciam nas escolinhas de vôlei. E assim foram criadas as equipes femininas de base de competição, do sub-14 ao sub-16, visando proporcionar a estas garotas um maior desenvolvimento. Com isso, elas passaram a competir nos principais torneios de base, surpreendendo e batendo tradicionais clubes do estado e acumulando conquistas.
Somente neste ano as equipes sub-15, sub-16 e sub-17 foram campeãs, simultaneamente, dos Campeonatos Estadual e Metropolitano das categorias. Outros importantes resultados foram o título do Campeonato Brasileiro Interclubes, com o sub-16, além do vice-campeonato do grupo em Recife, com as meninas se aventurando entre adultos na Superliga C.
Ainda em 2019, das 12 atletas convocadas para a seleção mineira sub-16, sete eram do projeto Sada Vôlei. E o trabalho já vem tendo reconhecimento nacional. Em 2018 foram três convocações para o Laboratório de Detecção de Talentos da CBV. E agora cinco jogadoras foram chamadas: as levantadoras Maria Clara e Isabella, a central Juliana, ponteira Nicole e a líbero Thábata. Elas se apresentam no início de janeiro para um período de treinamentos em Saquarema.
– Em 2018 tivemos ótimos resultados, com cinco campeonatos vencidos, e o ano de 2019 foi de afirmação, com oito troféus. O difícil não é ganhar, e sim se manter vencendo e nós conseguimos isso em 2019. O que estas meninas estão fazendo é sensacional. E além dos resultados, que são um grande incentivo para elas, tudo o que aprendem e vivenciam neste projeto vai servir muito para a vida delas, para a sua formação como atletas e também como cidadãs. O apoio do Grupo Sada é fundamental para tudo isso que está sendo construído – ressalta o treinador Gabriel.