Sada Cruzeiro vence o 15º Mineiro seguido
Mineirinho voltou a receber uma decisão do vôlei
O Sada Cruzeiro é pentadecacampeão mineiro masculino de vôlei. Neste domingo (13/10), no Mineirinho, o time de Filipe Ferraz derrotou o arquirrival Itambé Minas na decisão, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 21-25, 25-19, 25-17 e 37-35, faturando o 15º título estadual consecutivo.
Para manter a hegemonia, a equipe celeste precisou superar um começo preocupante. Rapidamente, o Minas abriu vantagem e pôde jogar com o conforto do placar a favor. O Sada chegou a esboçar uma reação, mas uma boa passagem de Javad pelo saque e a entrada de Abouba ajudaram a garantir o 1 a 0 minastenista.
A vantagem, porém, não trouxe tranquilidade ao Minas. Errando menos e com mais volume de jogo, o Sada Cruzeiro passou a aproveitar melhor os contra-ataques, com Brasília fazendo uma boa distribuição entre os atacantes. E, uma vez com o controle das ações, dominou o restante da decisão. Guilherme Novaes tentou algumas mudanças no time, mas a reação não aconteceu. Chamou a atenção a quantidade de erros no saque, colaborando para a virada celeste.
No quarto set, muita catimba, reclamação com a arbitragem, contestação depois do resultado dos desafios, atendimentos médicos, pontos longos e emoção na reta final. O Sada Cruzeiro saiu na frente e viu o Minas empatar e virar no 18º ponto. O jogo ficou ponto a ponto, com os times se alternando no comando do placar. Depois de desperdiçar alguns set points, o Minas levou um ace de Rodriguinho, com ajuda da fita, com a vantagem mudando de lado. No sétimo match point, ataque de Wallace e comemoração do Sada Cruzeiro para mais uma conquista.
Mais cedo, na disputa pelo medalha de bronze, o Praia Clube derrotou Juiz de Fora em sets diretos, parciais de 25-18, 25-23 e 25-18.
COMPROMISSOS
O Sada Cruzeiro se concentra agora na Supercopa, competição que reúne o atual competição da Copa Brasil (Sada Cruzeiro) e o campeão da Superliga (Sesi Bauru), na próxima sexta-feira, no ginásio Georgiana Pfleuguer (antigo Castelinho), em São Luiz no Maranhão. O Sada Cruzeiro é o maior vencedor da Supercopa masculina, com cinco títulos: 2015, 2016, 2017, 2021 e 2022. O Sesi tem uma conquista: 2018. A lista de vencedores conta ainda com o Taubaté (bicampeão em 2019 e 2020) e Farma Conde/São José, vencedor no ano passado.
O Itambé Minas estreia na Superliga no dia 23 de outubro (quarta-feira), contra o Viapol/São José, às 21h30, em São José dos Campos, com transmissão pelo Sportv. O Sada Cruzeiro estreia na competição nacional no dia 24, contra o Praia Clube, às 21h30, em Uberlândia (MG), também com transmissão pelo Sportv.
SADA CRUZEIRO: Matheus Brasília, Wallace, Lucão, Cledenilson, Rodriguinho, Douglas Souza e Alê (líbero). Entraram: Oppenkoski, Rodrigo Ribeiro, Vaccari. Técnico: Filipe Ferraz.
ITAMBÉ MINAS: Javad Karimi, Samuel, Isac, Kelvi, William, Paulo e Maique (líbero).Entraram: Arthur Bento, Gustavo Orlando, Abouba, Renato Pato. Técnico: Guilherme Novaes.