Sada Cruzeiro supera o Blumenau e assume a ponta
Jogo em Contagem foi muito disputado, com os catarinenses demonstrando muita resistência
O Sada Cruzeiro dorme na liderança da Superliga masculina 2021/2022 neste sábado. No Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), vitória em um jogo bem equilibrado contra a Apan/Eleva/Blumenau por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 24-26, 25-23 e 25-19, pela décima rodada do returno.
O atual campeão mundial e sul-americano soma agora 53 pontos, um a mais do que o Fiat/Gerdau/Minas. O time de Belo Horizonte entrará em quadra neste domingo, às 19h, em casa, diante do lanterna Azulim/Gabarito/Uberlândia, na tentativa de retomar a liderança antes da última rodada.
O central Otávio foi eleito o melhor do jogo e levou o Troféu VivaVôlei, autor de nove pontos. O maior pontuador celeste foi o cubano Lopez, com 17 acertos (14 no ataque e três no saque). O maior pontuador do duelo foi Alan Patrick, com 19: 13 no ataque, três no block e três aces.
O vôleifã foi brindado com um jogo muito interessante, equilibrado, com viradas e muita alternância durante os quatro sets. A partida começou com altíssima intensidade dos catarinenses, abrindo de cara 7 a 1. Até o 21-18, a partida parecia controlada. Até que uma marcação não esclarecida pelo vídeo-check tirou André Donegá do sério. O duelo ficou parado algum tempo até a arbitragem voltar o ponto. Daí para frente, o Sada Cruzeiro, tendo aproveitado bem a inversão de 5-1, encontrou seu ritmo no saque e conseguiu a virada.
Uma das surpresas mais agradáveis da temporada, Blumenau voltou a endurecer o jogo. Com boa participação ofensiva de Alan Patrick e Bisset, os visitantes conseguiram reagir após a diferença chegar a cinco pontos, deixando tudo igual novamente.
O terceiro set poderia ter caído para o lado de Blumenau novamente. Mas havia um Lopez pelo caminho. Muito efetivo na pipe, sua bola preferida, o cubano foi decisivo para o Sada Cruzeiro fechar de forma apertada mais uma vez, após Guilherme Rech entrar para sacar e conseguir quebrar o passe rival no set point.
O equilíbrio continuou até a metade da quarta parcial. Em um parcial de Otávio pelo saque, o Sada Cruzeiro marcou três pontos no contra-ataque para abrir a vantagem cômoda até o fechamento por 3 sets a 1.