Sada Cruzeiro
Home Mundial de Clubes Sada Cruzeiro vira e é bronze no Mundial
Mundial de Clubes - 11 de dezembro de 2022

Sada Cruzeiro vira e é bronze no Mundial

Depois de perder o primeiro set, o Sada Cruzeiro venceu o Minas e garantiu o bronze no Mundial de Clubes


Não deu para brigar pelo pentacampeonato do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei, mas o Sada Cruzeiro está no pódio.  O time celeste derrotou o Itambé Minas por 3 a 1, de virada (29-31, 26-24, 25-21, 25-19), na tarde deste domingo, no Ginásio Divino Braga, em Betim (MG), e ficou com o bronze da competição.

Wallace foi decisivo. Sentiu as costas no aquecimento, mas veio para o jogo no final do primeiro set para dar o equilíbrio emocional e técnico para a equipe virar o jogo sobre o rival. Foi o maior pontuador da partida apesar de ter jogado um set a menos: 22 pontos. O Sada Cruzeiro foi campeão nas edições de 2013, 2015, 2016 e 2021. Com o quarto lugar, o Minas comemora sua melhor colocação no torneio na sua história. Daqui a pouco, às 16h, os italianos Perugia e Trentino decidem o ouro do Mundial, com SporTV

Wallace sentiu as costas durante o aquecimento e não começou jogando. Oppenkoski foi o titular, mas o campeão olímpico continuou se aquecendo no banco durante o primeiro set e entrou no final da primeira parcial, quando o placar apontava 28 a 27 para os donos da casa.

O Minas chegou a estar vencendo o primeiro set por 19 a 14, mas começou a cometer erros na definição das jogadas e o Sada Cruzeiro passou à frente do placar em 23 a 22. No fim, dois bons saques de Elian deram vitória ao Minas com um ataque do fundo do próprio cubano no contra-ataque do 31 a 29. O Sada Cruzeiro cedeu 14 pontos em erros para o Minas, sendo 12 só de saque. Os mineiros cometeram quatro erros de saque e 10 no total.

O técnico do Sada Cruzeiro Filipe Ferraz manteve Wallace no segundo set. O Minas comandou o placar até o 20º ponto, quando os donos da casa empataram e passaram à frente em 22 a 21. Com Lopez caçado no passe e bem marcado pelo bloqueio minastenista, Rodriguinho foi para o jogo. O time celeste virou o placar em 23 a 22, com Vaccari e Wallace comandando os contra-ataques. Na reta final, o técnico do Minas, Nery Tambeiro promoveu a entrada do jovem Arthur Bento no lugar de Honorato e ele foi fundamental na bola do empate do Minas em 24 a 24. Num ponto de bloqueio do central Cledenilson, que entrou na rede justamente para isso, o Sada Cruzeiro fechou o set em 26 a 24 empatando o jogo.  Wallace foi fundamental no set, marcando 10 pontos.

Tanto Filipe quando Nery mantiveram, no terceiro set, os times que terminaram a segunda parcial, com Rodriguinho no lugar de Lopez e Bento no de Honorato. O Minas manteve o jogo equilibrado até o 20 ponto. Melhor na virada de bola, os atuais campeões do Mundial de Clubes e da Superliga fecharam o set em 25 a 21 e viraram o jogo para 2 a 1.

O Sada Cruzeiro voltou para o quarto set com o voleibol que o fez ser o time mais vencedor do Brasil: saque forte, poucos erros, volume de jogo e contra-ataque eficiente. Não deu chances ao time mineiro que, abatido, praticamente abriu mão da partida a partir da metade da parcial, já que a diferença no placar já era grande.

Sada Cruzeiro: Uriarte, Wallace, , Lucão, Otávio, Vaccari, Lopez e Lukinha (líbero). Entraram: Cledenilson, Rodriguinho, Oppenkoski. Técnico: Filipe Ferraz.

Itambé Minas: William, Leandro Vissotto, Matheus Pinta, Juninho, Elian, Honorato e Maique (líbero). Entraram: Rhendrick, Saliba, Arthur Bento, Kelvi, Marcus e Paulo. Técnico: Nery Tambeiro.