Sammelvuo deixa o comando do Canadá
Treinador ajudou na classificação para Paris-24 e para a fase final da última VNL
A seleção masculina do Canadá está sem treinador. O finlandês Tuomas Sammelvuo anunciou a saída do cargo, por motivos pessoais. De acordo com a federação, em comunicado nesta sexta-feira (22/11), o nascimento do filho, em outubro, pesou.
– É com o coração partido que tomei a decisão de deixar o cargo de treinador da seleção – disse Sammelvuo, que ainda trabalha no Resovia, da Polônia, e fez questão de agradeceu aos jogadores e à comissão técnica pela dedicação.
– Tivemos dois anos ótimos juntos… Vocês foram um time fantástico para treinar. Eu nunca precisei treinar atitude ou níveis de energia. É por isso que foi tão bom estar na quadra com esse time. Vitórias e derrotas desaparecem, mas relacionamentos duram para sempre, e foi isso que tornou essa decisão tão difícil – comentou.
Sammelvuo assumiu a seleção masculina canadense em 2022 e garantiu vaga nos Jogos de Paris. Na Olimpíada, o time ficou em 10º lugar. A equipe também avançou para a fase final da VNL em 2024.
– Tuomas demonstrou grande liderança e paixão pela seleção do Canadá. Ele trabalhou muito duro dentro e fora da quadra, mostrando aos jogadores o que era possível e tendo sucesso em guiar o time masculino para seus terceiros Jogos Olímpicos consecutivos. Desejamos a ele o melhor enquanto ele aproveita esse tempo para ficar mais perto de sua família – disse Julien Boucher, diretor de alto desempenho da federação local.