Ricardo Amendola comanda o São Caetano
Home Categorias de base São Caetano, com novo técnico, traça meta de retorno à elite
Categorias de base - Destaques - Estaduais - Superliga - 20 de maio de 2025

São Caetano, com novo técnico, traça meta de retorno à elite

Sob o comando de Ricardo Amendola, equipe do ABC Paulista se estrutura para disputar o Paulista e a Superliga B, em busca do acesso


O São Caetano realiza os preparativos para a disputa do Campeonato Paulista e da próxima Superliga B na temporada 2025/2026, com um projeto focado em desenvolver a base do vôlei nacional. O tradicional clube do ABC Paulista conta com equipes sub-19, sub-17 e sub-15 nos torneios da Federação Paulista – o Estadual já está em andamento. A novidade é a efetivação de Ricardo Amendola, campeão invicto da Superliga B 2023 pelo Bradesco, como técnico principal. Ele estava no comando das categorias de base e também atuou como assistente de William Carvalho na última temporada.

– A Superliga B é o objetivo principal do projeto, com a meta de obter uma vaga na Superliga A. A meta é assegurar que todos os setores trabalhem de forma coesa, criando uma homogeneidade na comunicação e no desenvolvimento dos atletas, desde as categorias de base até o time adulto. O projeto busca uma integração interdisciplinar e multidisciplinar, envolvendo planejamento com as áreas de preparação física e fisioterapia – afirmou Ricardo.

Formado em Educação Física, com pós-graduação em Treinamento Desportivo, é Técnico Nível IV pela FPV/CBV, Amendola foi treinador da seleção Paulista (2015/16/18/19/22 e 24) e duas vezes campeão brasileiro. Atuou no Ypiranga, Pinheiros e Bradesco. Foi heptacampeão estadual, campeão brasileiro interclubes sub-21 e seis vezes campeão dos Jogos Regionais e Abertos.

Ricardo terá o comando técnico do time adulto e a coordenação do planejamento. O time sub-19 terá o treinador Marcelo Mendes Melo, também assistente técnico no adulto, enquanto o sub-17 tem o comandado do treinador Renato Kairo, também envolvido no sub-15. A fisioterapeuta é Ihanca Gonçalves.

– Existe uma busca por uma empresa que cuide da preparação física, integrada à supervisão técnica.

O Campeonato Paulista adulto, em agosto, será base da preparação para a Superliga B. Considerado um campeonato forte, com equipes como o Osasco e o Sesi, que são os atuais campeão e vice da Superliga A, o foco do São Caetano é aproveitar a competição como um “laboratório” para fortalecer a equipe antes da Superliga B.

– Existe um reconhecimento de que a Superliga B se tornou uma extensão da Superliga A nos últimos anos, com muitas equipes fortes e investimentos significativos. O time não está apenas lá para participar, mas com a intenção clara de se destacar e buscar a classificação – reforça Ricardo, que já participou de sete edições da Superliga B, desde a Taça Prata, um campeonato com visibilidade e jogos transmitidos pelo Canal Vôlei Brasil e o SporTV.

A equipe começará a treinar em junho, com planos de se apresentar em torno do dia 9, o que permitirá um tempo de preparação antes das competições. Na montagem do time Ricardo está buscando uma mescla de experiência com juventude. E também ressalta a importância da torcida.

– A cidade é apaixonada por vôlei, com ginásio cheio, torcida participando. As jogadoras que estão vindo também mencionam este tipo de energia, que é importante para a gente.

As categorias de base, que têm o apoio do Colégio Arbos pela segunda temporada consecutiva, já estão competindo. O Campeonato Estadual Feminino está em andamento e o público poderá acompanhar a rodada dupla nesta terça-feira (20/5), no ginásio Milton Feijão do Complexo Esportivo Lauro Gomes, a partir das 18:30, com o sub-17 e na sequência com o sub-19, dois confrontos entre Arbos São Caetano x Vôlei Adelbras Vinhedo.

O orçamento da equipe conta com verba proveniente de fomento esportivo do município e renovou o patrocínio com a Apetece, que fornece alimentação para as jogadoras. O time tem a disposição espaços publicitários no ginásio, na camisa e naming right (direito de propriedade de nome).