São Caetano tenta aproveitar nova chance na Superliga
Tradicional clube do ABC Paulista seguirá na elite graças a desistências na Superliga B
O São Caetano quer aproveitar a oportunidade de se manter na elite do vôlei brasileiro. Depois de terminar a última edição da Superliga Feminina em 11º lugar e amargar o rebaixamento, o tradicional clube do ABC Paulista garantiu a manutenção no campeonato graças a um convite da CBV. A equipe é o destaque da abertura do Guia do Web Vôlei da temporada 2023/2024 da maior competição do país.
A inscrição do São Caetano foi confirmada em julho, após as desistências do atual campeão da Superliga B, Bradesco Esportes, e de times da divisão de acesso consultados pela entidade, como o Taubaté. Os clubes não conseguiram arcar com as despesas da competição e cederam suas vagas.
Presente em quase todas as edições da Superliga até hoje, São Caetano não terá uma missão fácil. A equipe perdeu o patrocínio do grupo Energis 8 e ainda busca parceiros. Montou um elenco para jogar a Superliga B e tentar arrumar apoiadores para consolidar o projeto e buscar reforços pontuais.
Em meio às limitações financeiras, o objetivo da comissão técnica liderada pelo ex-levantador William Carvalho, capitão da Geração de Prata dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984, é dar oportunidade para a equipe sub-21, que cumpre um papel importante de revelar talentos ano a ano, com apoio da prefeitura local.
O toque de experiência do elenco veio com a contratação da experiente ponteira Mari Blum, de 39 anos, que foi anunciada na última semana após a extinção Campinas Vôlei e retornou ao ABC Paulista. Neneca, de 35 anos, que estava no elenco no Paulista, não jogará a Superliga.
A levantadora Laura Canedo, ex-Unilife/Maringá, e a central Giulia Muralha, ex-Osasco, e a ponta Ariadne, ex-Bluvolei e com passagem anterior pelo Sanca, são outros reforços.
Posição na última Superliga: 11º
Reforços contratados: Mari Blum (ponteira), Giulia Muralha (central), Laura Canedo (levantadora), Júlia Moreira (líbero), Sandra (ponteira), Laissa (levantadora) e Ariadne (ponta).
Quem teve o contrato renovado ou subiu das categorias de base: Lohayne Endres (ponteira), Dara (central), Yasmin (central), Letícia Cruz (oposta), Giovanna Oliveira (ponteira/oposta) e Duda (ponta)
Principal baixa: Camila Mesquita (Barueri)
Estrangeiras: Não tem
Técnico: William Carvalho