
Saque da Itália destrói a Bulgária. Veja números da final!
Uma grande atuação da Itália no saque foi preponderante para a vitória sobre a Bulgária na final do Campeonato Mundial, nas Filipinas, por 3 a 1, neste domingo (28/9).
Foram impressionantes 13 aces, concentrados em dois jogadores: o ponteiro Mattia Bottolo fez sete, enquanto o oposto Yuri Romanò anotou mais cinco.
Ambos tiveram sequência impressionantes na partida. No segundo set, Romanò fez os seus cinco aces de forma consecutiva, algo raríssimo no vôlei internacional. Ele chegou para sacar com o placar apontando 18 a 16. E todos os pontos até o 23º italiano foram em saques do oposto canhoto.
Já o grand finale da decisão do Mundial teve Bottolo como protagonista. Ele chegou para sacar, no quarto set, com 18 a 10 para a Itália. E terminou o jogo sacando, incluindo quatro aces na sequência de sete saques.
Vale lembrar que na semifinal contra a Polônia o saque já havia feito a diferença com o reserva Francesco Sani. Ele entrou para sacar na reta final do segundo e do terceiro sets, sendo decisivo, com dois aces.
Confira outras estatísticas disponibilizadas pela FIVB:
Números de pontos de ataque
Itália: 46 (16 de Romanò e 10 de Bottolo)
Bulgária: 43 (21 de Aleksandar Nikolov e 8 de Atanasov)
Pontos de bloqueio
Itália: 10 (2 de Anzani, 2 de Russo, 2 de Giannelli e 2 de Bottolo)
Bulgária: 4 (1 de Aleksandar Nikolov, 1 de Atanasov, 1 de Asparuhov e 1 de Grozdanov)
Pontos de saque
Itália: 13 (7 de Bottolo e 5 de Romanò)
Bulgária: 4 (2 de Atanasov)
Erros
Itália: 22
Bulgária: 23
ITÁLIA: Giannelli (4), Romanò (22), Michieletto (11), Bottolo (19), Anzani (9), Russo (4) e Balaso (líbero). Entraram: Sbertoli, Sani, Porro. Técnico: Ferdinando De Giorgi.
BULGÁRIA: Simeon Nikolov, Asparuhov (5), Aleksandar Nikolov (23), Atanasov (11), Petkov (4), Grozdanov (4) e Kolev (líbero). Entraram: Antov (4), Tatarov, Petkov. Técnico: Gianlorenzo Blengini