
Scandicci faz história e conquista o Mundial
O vôlei tem um novo campeão mundial feminino de clubes. O Scandicci conquistou a edição de 2025, em São Paulo, ao vencer no confronto italiano o poderoso Conegliano por 3 sets a 1, parciais de 30-28, 25-19, 21-25 e 25-23, no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, neste domingo (14/12).
E a campanha do time dirigido por Marco Gaspari, com cinco vitórias e apenas set perdido, é autoexplicativa. Um triunfo com méritos.
Quando os livros de história forem eternizar o feito, terão de explicar com o Scandicci desbancou o campeão de tudo Conegliano com direito a uma vitória em sets diretos na final.
E talvez o início do texto precise detalhar a virada no primeiro set. Com Gabi voando no ataque e minimizando a baixa eficiência de Haak e Zhu, o Conegliano liderava com folga, a ponto de abrir 24 a 20. E o inesperado aconteceu, com a virada do Scandicci.
E a protagonista foi Ekaterina Antropova, com uma fantástica sequência de saques, incluindo dois aces, para empatar em 24-24. A reta final da parcial se transformou num espetáculo à parte, finalizado em 30-28, após Zhu errar um ataque.
A virada impactou o segundo set, que teve o Scandicci dominante do início ao fim. Brenda Castillo deu show no fundo de quadra, Antropova e Avery Skinner dividiram a responsabilidade ofensiva e o 2 a 0 foi até conquistado tranquilamente. Do outro lado, Daniele Santarelli tentou mudou o panorama do time com Sillah, mas em vão.
REAÇÃO
Zhu voltou ao time no terceiro set, com o equilíbrio predominando no início. A torcida brasileira tentava entrar no jogo em um ponto ou outro do Conegliano, mas o time falhava em emendar uma sequência positiva. De repente Gabi cresceu no fundo de quadra e gerou vários contra-ataques. Haak voltou a ser a bola de segurança de Wolosz. E aos poucos as Panteras passaram a controlar o jogo.
E reação proporcionou uma cena pouco provável. Santarelli regendo a torcida e ela reagindo com apoio ao Conegliano.
Mas durou pouco a festa brasileira. O Scandicci abriu vantagem com pontos seguidos do bloqueio, as Panter ainda reagiram, mas não foi suficiente. Antropova fez 25 pontos, seguida por Skinner com 18. Gabi e Haak fizeram 19 e 20, respectivamente.

