Sesi-SP: filosofia mantida após superar expectativas
Referência na formação de jovens talentos, o Sesi-SP vai para mais uma temporada com a meta de abrir espaço às novas gerações. As expectativas na última Superliga foram superadas, e a rodagem maior daquele mesmo grupo, que mescla pratas da casa com pilares de confiança, é uma das apostas. O time da capital paulista é tema da 19ª matéria da série especial do Web Vôlei sobre os 24 participantes do torneio nacional.
A campanha do Sesi-SP na última Superliga agradou à diretoria. A equipe da Vila Leopoldina terminou a fase classificatória na terceira colocação, com 17 vitórias e cinco derrotas, atrás apenas de Fiat/Gerdau/Minas e Sada Cruzeiro, que tiveram apenas dois resultados negativos cada. O oposto Darlan, convocado para a Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Mundial, segue como um grandes nomes do grupo, assim como os ponteiros Guiga e Victor Birigui.
Satisfeita com o desempenho, a diretoria fez duas contratações, ambas do exterior, para a temporada 2022/2023: o levantador Eduardo Carísio chega após uma passagem pelo Poitiers, da França, e o ponteiro Mão desembarcou depois de vestir as cores do Al-Ittihad Alexandria Club, do Egito.
O líbero/ponteiro Murilo, aos 41 anos, vai para mais uma temporada na equipe, pela qual tem forte identificação e é uma referência. Inspirados no veterano, estão nomes como Lukas Bergmann (18 anos), irmão de Julia Bergmann, e Robert dos Anjos (20 anos).
No meio de rede, o torcedor terá mais um ano o encontro de gerações entre o campeão olímpico Éder (38 anos) e o novato Léo Andrade (20 anos), outro convocado para os treinamentos da Seleção Brasileira. Thiery, de 19 anos, é outro que pede passagem. O líbero Pureza, revelado no Sesi-SP, teve o contrato renovado e se recupera de lesão para retornar durante a Superliga.
Posição na última Superliga: 3ª.
Reforços contratados: Eduardo Carísio (levantador) e Mão (ponteiro).
Quem teve o contrato renovado ou subiu da base: Mateus Bender (levantador), Darlan (oposto), Marcos Júnior (oposto), Paulo Victor (oposto), Guiga (ponteiro), Lukas Bergmann (ponteiro), Murilo (ponteiro), Robert (ponteiro), Victor Birigui (ponteiro), Éder (central), Léo Andrade (central), Thiery (central), Vinicius Elias (central) e Douglas Pureza (líbero).
Quem saiu: Matheus Brasília (levantador – Farma Conde/São José).
Estrangeiros: Não.
Técnico: Anderson Rodrigues
Competições previstas no calendário: Campeonato Paulista, Copa Brasil e Superliga.