Sets
Home Destaques Sets mais longos das Olimpíadas: Brasil na lista
Destaques - Paris-2024 - Seleção Brasileira - 5 de agosto de 2024

Sets mais longos das Olimpíadas: Brasil na lista

Duelo entre brasileiras e polonesas ficou perto do mais longos dos Jogos


O Brasil possui agora dois dos três sets mais longos da história do vôlei das Olimpíadas com a regra atual. O 38 a 36 da segunda parcial do triunfo da Seleção feminina sobre a Polônia, neste domingo (4/8), pelo encerramento da fase de grupos, entrou no top 3. Ele agora fica atrás apenas de dois sets do torneio masculino.

Nos Jogos de Sydney-2000, a Itália venceu o primeiro set contra a Argentina por 40 a 38. Em 2021, em Tóquio, o Brasil perdeu uma parcial por 39 a 37 para a França. Vale lembrar que esse dados se referem ao atual formato do vôlei. Em 1998, a Federação Internacional (FIVB) acabou com a vantagem.

Aquele Brasil x França do masculino carrega ainda um recorde dos Jogos: o de maior número de pontos de uma partida: 249. As parciais foram 25-22, 37-39, 25-17, 21-25 e 20-18.

APRENDIZADO DO LONGO SET VENCIDO

José Roberto Guimarães viu pontos positivos e negativos na disputa quase eterna do segundo set contra as polonesas. O treinador lamentou os erros quando o time abriu 24 a 19, mas elogiou a resiliência do time para fechar a parcial.

– O time teve uma queda de produção no segundo set quando estava com a vitória encaminhada. A gente não pode deixar escapar, correu um risco muito grande desnecessário, começou a cometer erros. Equipe começou a parar de pensar e resolver de qualquer maneira. Um jogo como esse não se resolve assim. Se resolve com calma, trabalhando a bola como a gente vinha fazendo, o sistema defensivo arrumado. Vamos tirar o lado positivo do que foi negativo. Ganhamos. Conseguimos superar esse momento e voltamos pro jogo. Mas não pode. É risco. Minha saúde não aguenta essas coisas – comentou o treinador.