
Brasil não joga bem, mas vence a Bulgária e se classifica
Com Gabi e Rosamaria de titulares pela primeira vez na temporada, o Brasil não jogou bem, mas foi o suficiente para derrotar a Bulgária por 3 sets a 1 – parciais de 25-21, 27-29, 25-10, 25-19 -, na madrugada desta quarta-feira (9/7), em Chiba, no Japão, na abertura da terceira etapa da VNL Feminina de Vôlei 2025.
Rosamaria e Julia Kudiess foram os destaques individuais da seleção verde-amarela, que sofreu na recepção e com o alto bloqueio europeu. A Bulgária jogou sem quatro titulares, poupadas pela técnica Antonina Zetova.
O resultado já garante a classificação brasileira para na fase final da Liga das Nações, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de julho na cidade polonesa de Lodz, não podendo mais ser ultrapassado pela República Tcheca, atual nona colocada.
O próximo compromisso será contra a França, nesta quinta-feira, às 3h30 (horário de Brasília), pela segunda rodada desta etapa. O jogo terá transmissão pelo Sportv, VBTV (streaming da Volleyball World) e pelo canal do Web Vôlei no YouTube (sem imagens). Os dois últimos compromissos da Seleção Brasileira na fase classificatória são contra a Polônia, na sexta, e o Japão, no domingo, ambos às 7h20. Veja abaixo os jogos desta quinta-feira.
O técnico José Roberto Guimarães escalou o Brasil com duas mudanças em relação ao time das duas últimas etapas. Ana Cristina, principal pontuadora da equipe nas estatísticas da Federação Internacional de Vôlei, foi poupada e a capitã Gabi fez dupla na ponta com Julia Bergmann. A oposta Rosamaria foi titular pela primeira vez. O restante do time titular foi formado pela levantadora Macris, as centrais Diana e Lorena e a líbero Laís. Kisy e Roberta entraram no decorrer da partida.
A central Julia Kudiess, que sentiu um desconforto no joelho direito no encerramento da etapa da Turquia, há cerca de 10 dias, começou no banco, mas foi para a quadra na reta final do terceiro set e foi destaque, com 11 pontos (5 de ataque, 5 de bloqueio e 1 de saque).
Gabi teve uma atuação discreta nos três primeiros sets, sentindo a falta de ritmo de jogo, com apenas 26% de aproveitamento ofensivo. Rosamaria foi a maior pontuadora da seleção com 18 pontos, seguida por Julia Bergmann (16), Diana, Gabi e Julia Kudiess (11) e Lorena (6).