sub-19
Home Categorias de base Sub-19, com geração “gigante”, é definido para o Mundial
Categorias de base - Seleção Brasileira - 16 de agosto de 2021

Sub-19, com geração “gigante”, é definido para o Mundial

Seleção Brasileira masculina conta com nove atletas com mais de 2,00m


A caminhada da Seleção Brasileira sub-19 masculina de vôlei rumo ao Mundial da categoria, que acontece no Irã, começará nesta segunda-feira. A equipe comandada pelo treinador Fabiano Ribeiro, o Magoo, embarcará rumo à Bulgária para um período de aclimatação e uma série de amistosos com o time anfitrião, com uma geração bem alta para os padrões do país.

O Brasil vai para o Mundial sub-19 com os levantadores Pedro Henrique Sousa e Ramon Halfeld; os centrais Guilherme Henrique Silva, Thiery do Nascimento e Witallo Oliveira; os ponteiros/opostos Samuel Neufeld, Carlos Henrique de Castro, Pedro Marcon, Lukas Bergmann, Maicon França e Arthur Bento; e o líbero Bernardo Adam. O oposto Marcos José Gonçalves foi o último cortado antes da definição da lista final.

Chama a atenção neste elenco a altura. O ponteiro Maicon, jogador do Sada Cruzeiro, tem 2,15m e já foi chamado para treinar com a Seleção adulta neste ano, enquanto Arthur Bento, também ponta do Fiat/Gerdau/Minas, tem 2,08m. Outros sete atletas do elenco possuem mais de dois metros: os centrais Thiery, Guilherme e Wittalo possuem 2,05m cada. Samuel tem 2,04m, enquanto Carlos e Lukas (irmão de Julia Bergmann) têm 2,03m, com Pedro “fechando” o time (2,01m). Logo depois aparece Ramon, com 1,95m, uma estatura bem significativa para um levantador. Os dados são do site Volleybox.

Entre os 12 escolhidos por Renan Dal Zotto para a Olimpíada de Tóquio, por exemplo, cinco jogadores tinham mais de dois metros: Lucão e Maurício Souza (2,09m), Isac (2,08m), Alan e Leal (2,02m).

O plano para a preparação é de realizar três partidas contra a seleção sub-19 búlgara antes da ida definitiva ao país asiático, sede do Mundial entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro.

– Vamos enfrentar uma equipe europeia, que é forte fisicamente, de alto nível. Os jogos servirão para dar rodagem aos nossos atletas. Com a pandemia da covid, não conseguimos realizar jogos oficiais durante a preparação no Brasil. Essas partidas serão boas oportunidades para avaliarmos o time – contou Magoo.

No Mundial, que será em Teerã, capital iraniana, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Itália, República Tcheca, Bielorússia e Colômbia. Uma chave difícil na opinião de Magoo, mas o treinador está confiante.

– Estamos em uma chave difícil, pesada, com Itália e República Tcheca, atuais campeão e vice-campeão europeu. E ainda teremos pela frente a Bielorrússia e a Colômbia. São times interessantes. A Itália tem feito um trabalho muito bom na base nos últimos anos. Aliás, as seleções europeias em geral estão muito fortes nas categorias de base. Será uma chave muito difícil com bons jogos. Teremos a oportunidade de enfrentar estas seleções, e precisamos fazer o nosso melhor para nos classificarmos em uma posição mais confortável – contou o treinador.

TABELA DO BRASIL NO MUNDIAL SUB-19 MASCULINO

24/8 (TERÇA-FEIRA) Brasil x Itália – às 8h30 (hora de Brasília)
25/8 (QUARTA-FEIRA) Brasil x Bielorrússia – às 2h30 (hora de Brasília)
26/8 (QUINTA-FEIRA) Brasil x Colômbia – às 8h30 (hora de Brasília)
28/8 (SÁBADO) Brasil x República Tcheca – às 2h30 (hora de Brasília)