Suécia
Home Destaques Suécia, de Haak, dá mais um passo para jogar a VNL
Destaques - Internacional - Liga das Nações - 28 de junho de 2023

Suécia, de Haak, dá mais um passo para jogar a VNL

Seleção sueca garantiu vaga na Challenger Cup ao eliminar a favorita Bélgica


Nesta quarta-feira (28/6) aconteceram os duelos decisivos das semifinais da Liga de Ouro Europeia Feminina. A competição que prevê vaga para a Challenger Cup, conhecida como segunda divisão da Liga das Nações (VNL). Ucrânia e Suécia confirmaram a vantagem adquirida nos jogos de ida.

Conforme o regulamento, as duas melhores equipes da Liga de Ouro garantem vaga para a Challenger. Os olhos estavam todos voltados para Bélgica x Suécia, confronto que colocou frente a frente duas craques do vôlei mundial: a ponteira belga Britt Herbots e a oposta sueca Isabelle Haak. E quem levou a melhor foi a destaque do Conegliano.

No jogo da ida, vitória no tie-break, Haak foi a maior pontuadora com 38 pontos. E a história se repetiu. Com 27 pontos, Bella Haak foi a maior pontuadora do segundo jogo e liderou a Suécia para chegar à final. Já Herbots, que não esteve no primeiro jogo, foi escalada para tentar contornar o cenário desfavorável. Ela colaborou com 17 pontos, a principal de sua seleção. Tudo isso em meio às polêmicas com o técnico Gert Vande Broek, acusado de abuso psicológico. Ele foi afastado do cargo. Herbots foi uma das jogadoras que declarou apoio ao, agora, ex-comandante.

No fim, a Suécia não teve tanta dificuldade quanto esperado e conseguiu se impor no jogo da volta, fechando em 3 a 0 (25-20, 28-26 e 25-17). Na final, a equipe sueca terá a Ucrânia como adversária. As ucranianas, sem muitas dificuldades, superaram a República Tcheca nos dois jogos.

Com essa definição das representantes da CEV, as vagas para a edição de 2023 da Challenger foram sacramentadas:

CEV: França (sede), Suécia e Ucrânia
CAVB: Quênia
AVC: Vietnã
NORCECA: México
CSV: Colômbia

A última participante será a rebaixada na VNL. Atualmente, Bulgária e Croácia estão na briga para fugir do descenso, ainda com Canadá e República Dominicana na disputa. A Challenger está marcada para acontecer entre 26 e 30 desse mês de julho.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei