Sul-Americano
Home Internacional Sul-Americano: mais times, sedes e com o Sada Cruzeiro
Internacional - 2 de fevereiro de 2022

Sul-Americano: mais times, sedes e com o Sada Cruzeiro

Mudanças estão sendo discutidas pela Confederação Sul-Americana (CSV)


Mudanças à vista na próxima edição do Campeonato Sul-Americano masculino de clubes. A competição continental, já prevista no calendário oficial para acontecer entre 2 e 6 de março, deve ganhar mais participantes e ter mais do que uma sede em Minas Gerais.

Segundo apurou o Web Vôlei, a Confederação Sul-Americana (CSV) discute contar com até dez clubes  no evento. Um provável desenho contaria com três brasileiros, dois argentinos, além de ao menos um time de Uruguai, Peru, Chile e Bolívia. Esses países que já demonstraram interesse em disputar.

Com mais participantes, organizar em apenas uma sede, como previsto anteriormente, no Minas Tênis Clube, passa a ser inviável por conta do calendário apertado. Será preciso dividir os times em duas ou até três chaves.

Além disso, haverá mudança na lista de participantes do Brasil. O Funvic/Natal abriu mão da vaga que tinha direito como campeão da Superliga 2020/2021, ainda com o projeto sendo EMS/Taubaté/Funvic. Desta forma, a vaga via competição nacional fica com o Fiat/Gerdau/Minas, vice-campeão. O time mineiro também teria vaga pela conquista da Copa Brasil, fazendo assim com que o Vôlei Renata, o vice, seja outro classificado. Por fim, o Sada Cruzeiro entrará no Sul-Americano como último campeão do torneio continental.

Nos próximos dias, novas reuniões devem validar o número de participantes, o regulamento e a divisão das sedes, antes da divulgação da tabela.

Vale lembrar que o Sul-Americano seria disputado no último trimestre do ano passado e foi adiado por conta da pandemia. O campeão continental garantirá vaga no próximo Campeonato Mundial de Clubes.