Sul-Americanos de clubes começam a ganhar forma
EMS/Taubaté, Sada Cruzeiro, Itambé/Minas e Dentil/Praia Clube jogarão os Sul-Americanos em 2020
Os Campeonatos Sul-Americanos de Clubes de 2020 ganharão forma neste início de ano, com a definição de todos os participantes.
Os representantes brasileiros e os locais de competição já estão definidos. O torneio masculino, com sede em Contagem, no Ginásio do Riacho, contará com Sada Cruzeiro, atual campeão continental, e o EMS/Taubaté, vencedor da Superliga 2018/2019. Já o feminino, em Uberlândia, terá novamente a participação da dupla mineira Dentil/Praia Clube e Itambé/Minas.
A Confederação Sul-Americana (CSV) trabalha agora para confirmar os demais participantes, para na sequência oficializar forma de disputa e tabelas.
O Web Vôlei apurou a presença garantida de dois times argentinos na competição para as mulheres: Boca Juniors e San Lorenzo. O Sul-Americano feminino está previsto para acontecer entre 17 e 22 de fevereiro.
Já o masculino, segundo o site da CSV acontecerá antes, entre 9 e 15 de fevereiro (confira o calendário do vôlei mundial em 2020).
Os Sul-Americanos valerão, aos campeões, presença no próximo Campeonato Mundial de Clubes. Em dezembro de 2019, o Sada Cruzeiro foi vice-campeão na competição disputada em Betim (MG), derrotado pelo Civitanova (ITA). Já Minas e Praia disputaram em Shaoxing, na China, o quinto lugar, com vitória do time de Belo Horizonte. O caneco ficou com o Conegliano.
Por Daniel Bortoletto