Minas
Home Destaques Superliga: “Tempero” italiano segue como marca do Gerdau Minas
Destaques - Superliga - 27 de outubro de 2025

Superliga: “Tempero” italiano segue como marca do Gerdau Minas


O Gerdau Minas iniciou a Superliga Feminina 2025/2026 com mudanças expressivas, mas manteve seu “tempero” italiano pela nona temporada consecutiva. Saiu Nicola Negro, entrou Lorenzo Pintus. Com personalidade muito diferente do antecessor, o novo comandante preserva a intenção de colocar em prática um estilo de voleibol moderno. O Web Vôlei publicará nos próximos dias um guia de cada equipe. Assim, deixará você por dentro de tudo sobre os 24 participantes da maior competição do Brasil.

O histórico reforça o sucesso da parceria entre Minas e técnicos italianos. Stefani Lavarini conduziu o projeto ao topo do pódio na Superliga 2018/2019, na Copa Brasil, no Mineiro e ao vice do Mundial de Clubes. Em seguida, Nicola Negro conquistou, em seis temporadas, 13 títulos, entre eles três Superligas, três Sul-Americanos, três Mineiros, duas Copas Brasil e duas Supercopas Brasil. Pintus chegou após dirigir o Cuneo, da Itália.

Desta vez, a engrenagem minastenista conta também com outras apostas internacionais: a levantadora polonesa Julia Nowicka, a ponteira canadense Hilary Jonhson e a oposta russa Maria Khaletskaya. Em meio ao desafio de fazer o conjunto dar liga com tantas novidades, a central bicampeã olímpica Thaisa segue como referência. E o retorno da líbero Nyeme após gravidez promete fortalecer o grupo no decorrer da disputa.

O próximo jogo do Gerdau Minas na Superliga acontece no dia 31/10, às 18h30, contra o Fluminense, na Arena UniBH. A VBTV transmite.

O que disse o técnico Lorenzo Pintus:

“Comecei a jogar vôlei ainda criança, nas mini quadras de vôlei que foram montadas em Tre Fontane, em Roma. Joguei até os vinte anos, depois percebi que treinar me dava mais satisfação, porque tinha mais prazer em ensinar o que havia aprendido do que em colocar em prática o que me foi explicado”.

Posição na última Superliga:

Ginásio: Arena UniBH

Reforços contratados: Julia Nowicka (levantadora), Hilary Johnson (ponteira), Maria Khaletskaya (oposta), Ana Rüdiger (ponteira), Júlia Koehler (central) e Nyeme (líbero)

Quem teve o contrato renovado: Fran Tomazoni (levantadora), Amanda Marques (oposta), Glayce (ponteira), Pri Daroit (ponteira), Pietra (ponteira), Thaisa (central), Julia Kudiess (central), Giovana Guimarães (central) e Larissa Fortes (líbero)