
Suzano inaugura projeto social de vôlei
Iniciativa da Prefeitura de Suzano busca trazer acesso ao esporte a jovens do município
Semifinalista da Superliga 2024/25, o Suzano deu início ao projeto socioesportivo “Futuro Campeão”, iniciativa realizada por meio de convênio com a Prefeitura de Suzano com o objetivo de garantir o acesso gratuito de até 500 jovens entre 6 e 16 anos, das regiões norte e sul da cidade, ao voleibol.
As inscrições para o primeiro núcleo aberto da ação, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Professor David Ramos Trinca, no Jardim Santa Inês (rua Guilherme Garijo, s/n), já estão abertas às famílias da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para confirmar a participação, os interessados devem apresentar uma cópia do RG e do CPF do aluno e do responsável, bem como a cópia de um comprovante de residência, além de um laudo médico comprobatório atestando condição física para a prática esportiva e duas fotos 3×4.
No polo, serão oferecidas aulas para seis diferentes turmas em quatro diferentes categorias de segunda e quarta-feira, sempre de acordo com a faixa etária, garantindo dois dias de aulas a todos. O primeiro nível, destinado aos nascidos entre 2015 e 2016, terá aulas às 8h30 e às 14 horas, enquanto as aulas dos naturais dos anos de 2013 e 2014 acontecem às 9h30 e às 15 horas.
Por sua vez, os meninos de 2012 podem participar em turmas às 14 e às 15 horas, ao passo que as meninas da mesma faixa etária treinarão às 16 ou às 17 horas, de acordo com sua preferência. Por fim, assim como na categoria anterior, as adolescentes e os rapazes nascidos entre 2009 e 2011 serão divididos em grupos, com o primeiro começando às 16 horas e o segundo, às 17 horas. Todos estes treinarão nas quadras internas do CIE.
Ex-jogadora e gerente-geral do Suzano, Ana Paula Ferreira, a Fofinha, explicou que cada faixa etária terá acesso a uma metodologia específica de treinamento, cada qual visando a melhor prática e desenvolvimento da modalidade.
– Por exemplo, os mais jovens, nascidos entre 2015 e 2016, terão um foco maior nos fundamentos iniciais do esporte, para pegarem a prática básica da modalidade, já incorporando as práticas de jogo. Por sua vez, os mais velhos, nascidos entre 2009 e 2011, também terão esse acompanhamento, mas com um foco maior na prática em jogo desde o início. Tudo isso foi muito bem planejado pelo nosso núcleo prático-pedagógico, cujo coordenador é o professor e ex-auxiliar técnico Gerson Amorim – disse Fofinha.
Ela também explicou que, além do núcleo aberto, há ainda dois polos desenvolvidos nas escolas Abrão Salomão Domingues, no bairro Tabamarajoara, na região sul; e Professor Tochichico Yochicava, situada no bairro Cidade Miguel Badra, na zona norte de Suzano.
– Assim como no polo do CIE, nossos professores estarão garantindo pleno acesso à prática da modalidade às crianças e jovens, sendo um passo importante em termos socioeducativos para o projeto, bem como, porque não, para a formação de novos atletas para o futuro. Somando os três pontos, devemos atender até 500 jovens neste início de projeto, por isso, em nome de todo o clube e dos que terão esta oportunidade, agradeço o prefeito Pedro Ishi, os secretários de Esporte, Nardinho; e de Educação, Renata Priscila, pelo apoio e suporte – disse Fofinha.