Home Estaduais Taubaté bate o Sesi, de virada, no golden set, e vai à final do Paulistão
Estaduais - 23 de outubro de 2019

Taubaté bate o Sesi, de virada, no golden set, e vai à final do Paulistão


Foi uma partida emocionante, digna de final. Numa reedição da decisão da Superliga 2018/2019, o EMS/Taubaté voltou a vencer o rival Sesi SP, de virada, pela semifinal do Campeonato Paulista, na noite desta terça-feira, na Vila Leopoldina, e garantiu vaga na final, para ir em busca do hexacampeonato da competição.

Foram duas vitórias consecutivas do Taubaté nesta noite. Primeiro, uma virada histórica. Depois de estarem perdendo por 2 sets a 0, os atuais pentacampeões estaduais devolveram o placar da derrota sofrida no último sábado, no Ginásio Abaeté, por 3 sets a 2 – parciais de 23-25, 19-25, 25-20, 25-25, 15-11 -, empatando o playoff em 1 a 1. No golden set, novo triunfo dos visitante: 25 a 17, concretizando uma virada espetacular na casa do adversário.

O Taubaté vai encarar, na final, o Vôlei Renata, que na segunda-feira eliminou o Vôlei UM/Itapetininga na outra semifinal. A Federação Paulista de Volleyball deve divulgar nesta quarta-feira as datas e os horários dos confrontos decisivos, mas extra-oficialmente, o primeiro confronto deve ser na sexta-feira, às 21h30, em Taubaté. O segundo jogo provavelmente será dia 31, no Ginásio do Taquaral, já que o time de Campinas fez melhor campanha na fase classificatória.

Retorno dos selecionáveis

O confronto desta terça-feira marcou o retorno, no Taubaté, de quatro dos cinco jogadores que defenderam a Seleção Brasileira e foram campeões na Copa do Mundo do Japão, na semana passada: Lucão, Lucarelli, Douglas Souza e Maurício Souza. Somente o líbero Thales não foi utilizado. Rogerinho seguiu no time.

Lucarelli não começou jogando. O técnico Renan optou por iniciar a partida com Lipe e Douglas Souza nas pontas. Douglas Souza, no entanto, não começou bem e o Sesi SP dominou os dois primeiros sets com o levantador William jogando com o passe na mão e variando os ataques e usando bastante os centrais Éder e Barreto.

Provocações

No segundo set, Douglas Souza e William se estranharam duas vezes na rede e o ponteiro levou o cartão amarelo. Na sequência, o levantador fez um ace em cima do rival e encarou de volta. O capitão Rafa pediu punição ao adversário, mas em vão.

(Sesi/Divulgação)

Lucarelli entrou no lugar de Douglas Souza e passou a fazer a diferença depois da terceira parcial. O saque do Taubaté encaixou, tirando o passe da mão de William. O Sesi vencia o quarto set por 12 a 11, quando o oposto marroquino Mohamed Al Hachdadi foi para o saque e virou a partida em 15 a 12. Depois disso, só deu ele e Lucarelli na partida, com os dois virando todas as bolas, mesmo com o bloqueio rival montado.

O marroquino foi reserva no Estadual até a partida desta terça-feira. Ele entrou no a segunda parcial do confronto de sábado – depois que o titular Leandro Vissotto sofreu uma lesão no tendão do pé direito – e mostrou eficiência e habilidade tanto no saque quanto no ataque.

Após tomar a virada no quarto set, o Sesi chegou a colocar pressão no tie-break, encostando no placar em 9 a 10, mas o Taubaté estava impossível de marcar. Douglas voltou no lugar e Lipe e o trio Douglas-Lucarelli-Hachdadi bombardeou a quadra dos donos da casa, fechando o quinto set em 15 a 11.

(Sesi/Divulgação)

Golden set

No golden set, o Sesi começou bem, jogando com o meio e Alan virando com eficiência, abrindo dois pontos de vantagem. O Taubaté, no entanto, virou em 8 a 7, com três bons saques de Rafa, que complicaram a recepção dos anfitriões. O time da capital sentiu o baque de ter perdido os três setes consecutivos e se perdeu no jogo.

Lucarelli foi para o saque e fez um estrago, aumentando para 9 a 7. Murilo teve dificuldade em passar e os visitantes abriram ainda mais: 10 a 7. Rubinho pediu tempo. A parada não adiantou. Na volta, Lucarelli fez mais um ace e, na sequência, o Sesi errou o passe. Em seguida, novo ace do ponteiro da Seleção e o 14 a 7 saiu num bloqueio de Petrus em cima de Barreto. Rubinho queimou o segundo tempo técnico, mas o Sesi parecia nocauteado. O semblante dos jogadores era de desânimo. Como um rolo compressor, o Taubaté fechou o set desempate em 25 a 17, vencendo quatro sets consecutivos e garantindo a vaga na final.

(Sesi/Divulgação)

Sesi-SP: William, Alan, Barreto, Éder, Victor Birigui, Lucas Lóh e Murilo (líbero). Entraram: Fábio, Sidão, Daniel, Caio, Darlan. Técnico: Rubinho

EMS/Taubaté: Rapha, Hachdadi, Lucão, Maurício Souza, Douglas Souza, Lipe e Rogerinho (líbero). Entraram: Lucarelli, Petrus, Renan. Técnico: Renan dal Zotto.

LEIA TAMBÉM

Aos 17, Darlan segue os espaços do irmão Alan no Sesi e na Seleção

TV Cultura e CBV fecham acordo para a Superliga

Betim receberá o próximo Mundial masculino de clubes