Taubaté
Home Categorias de base Taubaté confirma time adulto feminino e categorias de base
Categorias de base - Destaques - Estaduais - 18 de fevereiro de 2022

Taubaté confirma time adulto feminino e categorias de base

Projeto municipal inclui várias equipes de base e o adulto feminino


A cidade de Taubaté terá uma equipe adulta feminina na próxima temporada. A definição aconteceu nesta semana, com a definição do planejamento e da estratégia para 2022/2023.

Além do “topo da pirâmide” para as mulheres, o projeto terá cinco times nas categorias de base: sub-14, sub-17 e sub-19 no naipe masculino. No feminino, as categorias de base contarão com times sub-15 e sub-17.

Na atual temporada, Taubaté disputou a Superliga C feminina, mas não conseguiu o acesso para a Segunda Divisão nacional.

Cada uma das equipes das categorias de base, nos dois naipes, contará com um treinador exclusivo, além de apoio da equipe multidisciplinar do Vôlei Taubaté, composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga.

Uma das novidades do Vôlei Taubaté em 2022 é Wellington Salsa, que assume o posto de supervisor técnico das equipes menores. Com grande experiência trabalhando com categorias de base, incluindo nove temporadas em Campinas, Salsa se mostrou feliz por ingressar no projeto de Taubaté.

– Fiquei muito feliz com esse convite e acredito que Taubaté tem tudo para crescer muito no voleibol com esse projeto de categorias de base. A nossa ideia é padronizar o sistema de trabalho, do sub-14 ao sub-19, e assim implementar uma escola de vôlei aqui – comentou.

Sobre os desafios para se alcançar um trabalho bem feito com a formação de atletas no vôlei, Wellington Salsa disse:

– Trabalho já há muitos anos com categorias de base e não existe fórmula mágica. É preciso muito empenho, muito cuidado e carinho com todos esses meninos e meninas que estarão conosco. É um processo que demanda paciência, mas que se for bem conduzido, pode render bons frutos no futuro e encaminhar atletas para a categoria adulta.

O Secretário de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté, Lucas Dominoni, destacou que um dos pontos mais importantes do novo projeto do vôlei para as categorias de base é a integração dos alunos da EAFI (Escola de Atletas e Formação Integral, da Prefeitura), à rotina de treinamentos e competições do Vôlei Taubaté.

– Essa integração sempre deveria existir. É grandioso poder proporcionar essa junção do voleibol desenvolvido na EAFI com o projeto competitivo. Essa possibilidade de integrar os alunos-atletas da EAFI com essa iniciação esportiva aqui junto às equipes competitivas, será de muito valor para o crescimento da modalidade na cidade e para esses alunos que também se dedicam ao vôlei.