Terremotos
Home Internacional Terremotos: vôlei turco contabiliza mais mortes
Internacional - 8 de fevereiro de 2023

Terremotos: vôlei turco contabiliza mais mortes

Já são mais de 11 mil mortos e mais de 50 mil feridos na Turquia e na Síria


O vôlei turco confirmou novas vítimas fatais dos terremotos da semana no país. Nesta quarta-feira (8/2), os meios de rede Bedir Terlik e Hasan Eksi, do Uzumdali, da cidade de Hatay, tiveram a morte confirmada.

Eles se juntaram aos também centrais Emincan Kocabas, do Eskisehirspor, e Mehmet Can Agırbas, do Malatya, e de Umit Can Dogan, assistente técnico da equipe feminina do Kahramanmaras, que tiveram o falecimento anunciado na terça-feira. Pelos últimos boletins oficiais divulgados, já são 11 mil mortos na Turquia e na Síria, além de 50 mil feridos e milhares de desaparecidos.

E infelizmente os números ainda deverão subir bastante, com milhares de desaparecidos. 11 atletas do time masculino de vôlei do Malatya estavam na lista de desaparecidos após o desabamento do hotel onde moravam. E apenas três deles já foram resgatados com vida.

Também ainda não foram resgatadas as 14 jogadoras da equipe de Hatay, desaparecidas após o desabamento de um prédio. Nos últimos dias, pessoas da região reclamaram da falta de socorristas e equipamentos pesados, como escavadeiras, para a remoção dos escombros para a busca por sobreviventes.

AJUDA

A Federação Turca de Vôlei e vários clubes do país estão mobilizados para envio de roupas, suprimentos, cobertores e remédios para as regiões mais atingidas pelos terremotos no país. Jogadoras como Eda Erdem, do Fenerbahce, e Zehra Gunes, do Vakifbank, estiveram nos centros de recolhimento de doações. Vários caminhões já saíram de Istambul e Ankara, as principais cidades do país.

Hoje foi confirmada também a viagem de bombeiros brasileiros para atuar na Turquia, se juntando a mais de três mil socorristas estrangeiros já em atuação. Neste link, você tem detalhes de ONG´s e órgãos internacionais de ajuda humanitária que aceitam doações.

Casal de atletas do vôlei morre nos terremotos