
Terzic corneta naturalização de atletas na Turquia
Zoran Terzic, técnico da seleção feminina de vôlei da Sérvia, criticou a onda de naturalizações na Turquia. Ao ser perguntado sobre favoritas para o Campeonato Mundial, na Tailândia, a partir do dia 22, ele alfinetou as rivais.
Atualmente, a Turquia possui no elenco quatro jogadoras naturalizadas (Melissa Vargas, Alexia Carutasu, Sinead Jack-Kisal e Meliha Ismailoglu). Pelas regras da Federação Internacional (FIVB), duas delas podem ser relacionadas simultaneamente para os jogos.
– Se a Turquia tivesse jogado apenas com jogadoras turcos, não haveria problema. No entanto, algumas coisas estão mudando no vôlei e no mundo. Antes, era inimaginável ter mais de uma jogadora naturalizada, agora as turcas têm duas, em breve poderão ser três, quatro… ou até mesmo o elenco inteiro – cornetou Terzic ao Sportklub.
O técnico sérvio colocou a Itália, atual campeã olímpica e bi da Liga das Nações (VNL), como principal candidata ao título. Vale lembrar que a Sérvia é a atual bicampeã do mundo.
– A Itália é a grande favorita neste torneio, com base em seus resultados anteriores. Elas continuam a produzir excelentes resultados. Não há ninguém com quem eu ficaria mais feliz do que jogar outra final contra a Itália, assim como em 2018.
Terzic ainda falou sobre o Brasil, vice-campeã da última VNL e medalhista de bronze em Paris-2024:
– O Brasil é uma seleção que está sempre na briga por medalhas. Eles têm um elenco muito bom. A lesão da Ana Cristina é um revés, mas ainda acho que têm um elenco excelente.