THY
Home Destaques THY, em dia de estreias brasileiras, perde na Turquia
Destaques - Internacional - 14 de outubro de 2023

THY, em dia de estreias brasileiras, perde na Turquia

A levantadora Macris foi a única a não entrar em quadra neste sábado


O favorito Eczacibasi levou a melhor sobre o THY, neste sábado (14/10), pela primeira rodada do Campeonato Turco feminino de vôlei na temporada 2023/2024. Vitória do time de Tijana Boskovic por 3 sets a 0, parciais de 25-18, 25-21 e 25-22.

A partida marcou a volta de José Roberto Guimarães para o vôlei turco, a estreia internacional da central Diana e a primeira partida profissional de clubes da carreira da ponta Julia Bergmann. A levantadora Macris, ausente do último Pré-Olímpico por lesão, não atuou.

Na formação inicial do THY, com a limitação de três estrangeiras simultaneamente em quadra, Zé Roberto optou por Julia, pela ponta grega Anthi Vasilantonaki e pela oposta canadense Kiera Van Ryk. A ponteira brasileira assumiu a responsabilidade pelo passe desde o início. Começou bem, mas teve uma queda no desempenho no início do terceiro set, quando foi substituída. Julia encerrou o jogo com 43% de positividade após 30 ações, melhor número do time. O passe do THY, inclusive, acabou tendo uma performance bem irregular na partida, com Vasilantonaki terminando com 29% e Neri Ozsoy com apenas 14%.

O lado positivo do THY foi o saque, com boas passagens de várias jogadoras. Uma delas foi com Diana. A central foi titular no terceiro set e ajudou numa reação para empatar o jogo. A ex-Chiquitita colocou no chão o único ataque feito e ainda marcou um ponto de block .

A oposta sérvia Tijana Boskovic foi a maior pontuadora do duelo com 19 acertos, 17 deles no ataque, com 53% de aproveitamento. A ponteira canadense Alexa Gray ainda colaborou com 13. Pelo THY, Van Rik foi a única a chegar aos dois dígitos, com 17 (13 no ataque, três blocks e um ace).