![THY](https://webvolei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/thy1.jpg)
THY perde na Polônia e precisará de “dupla vitória” na Copa CEV
Derrotado pelo Besiktas por 3 sets a 0 na rodada passada do Campeonato Turco feminino, o THY voltou a perder nesta quarta-feira (5/2). Pela Copa CEV, a segunda competição em importância no cenário europeu de clubes, o time turco foi até a Polônia e caiu diante do Bielsko-Biala por 3 sets a 1, parciais de 25-16, 20-25, 25-21 e 25-12.
Para avançar para as semifinais da Copa CEV, o THY agora precisará vencer duas vezes as polonesas no jogo de volta, no dia 20 deste mês: 3 a 0 ou 3 a 1 no “jogo normal” e também no golden set. Para o Bielsko-Biala bastará ganhar duas parciais para se classificar.
Apesar de problemas no passe (apenas 26% de positividade), a ponteira Julita Piasecka foi o principal nome ofensivo das polonesas, com 21 pontos marcados, com um aproveitamento ofensivo de 51%. A oposta estoniana Kertu Laak colaborou com mais 18.
Pelo THY, o técnico Kamil Soz voltou a escalar Roberta como titular. E a regra mais “flexível” das competições europeias permitiu ainda Diana na formação inicial, além de Julia Bergmann. A ponteira brasileira liderou o time na pontuação, com 18 acertos, todos eles no ataque, com 49% de aproveitamento. No passe, ela teve 60% de positividade, sem cometer erros em 30 ações.
Diana jogou apenas o primeiro set, sendo substituída por Karmen Aksoy, sem pontuar, tendo recebido seis bolas no ataque. Roberta marcou três vezes no ataque. A ponteira turca Tugba Senoglu teve atuação apagada, com apenas cinco pontos, 24% de aproveitamento no ataque e 29% de positividade na recepção.