Zeren THY
Home Destaques THY perde vaga em torneio europeu em dia de susto com Uzelac
Destaques - Internacional - 15 de abril de 2025

THY perde vaga em torneio europeu em dia de susto com Uzelac


O quinto lugar no Campeonato Turco feminino de vôlei na temporada 2024/2025 é do Zeren. Nesta terça-feira (15/4), vitória de virada sobre o THY,  time de Julia Bergmann, Roberta e Diana, no jogo 3 da série, por 3 sets a 1, parciais de 17-25, 25-22, 25-19 e 25-22.

Com o resultado, o Zeren garante vaga na próxima edição da Copa Challenge, a terceira em importância no cenário europeu. A Turquia tem direito ainda a três lugares na Champions League (campeão, vice e terceiro colocado no torneio local) e mais uma na Copa CEV (quarto no Turco).

O jogo de hoje foi marcado por um susto ainda no começo do primeiro set. Com 11 a 10 no placar para o THY, a ponteira sérvia Aleksandra Uzelac, principal jogadora do Zeren na temporada, levou uma bolada no rosto, numa tentativa de bloquear um ataque de Julia Bergmann.

A jovem, ex-Fluminense, caiu imediatamente no chão, para preocupação até das adversárias, reunidas na rede para acompanhar o atendimento médico. Depois de alguns minutos, Uzelac precisou deixar a quadra, substituída pela compatriota Brankica Mihajlovic. Ela acabou voltando ainda no fim da parcial.

No THY, o técnico Kamil Soz voltou a escalar o time com a ponteira alemã Hanna Orthmann. Assim, a levantadora Roberta ficou no banco de reservas por conta da limitação de estrangeiras. A brasileira entrou na dupla troca ao lado de Melis Durul em diferentes momentos, incluindo no meio do terceiro set e no fim do quarto, quando THY perdia e não conseguiu a virada depois das mudanças.

Julia foi a única brasileira titular, terminando como maior pontuadora do THY com 18 acertos: 14 no ataque, com aproveitamento de 34%, três no saque e um no bloqueio. No passe, 38% de positividade depois de 26 tentativas, sem erros. Roberta não pontuou e Diana não foi utilizada.

Em atuação abaixo do normal, Anthi Vasilantonaki fez 13 pontos, com 25% de aproveitamento, ajudando a entender o motivo de Julia ser mais sobrecarregada nos contra-ataques na reta final.

Pelo Zeren, a oposta croata Samanta Fabris liderou o time e foi a maior anotadora do jogo com 26 pontos, 23 deles no ataque, com 40% de aproveitamento. Uzelac colaborou com 19.