Times e atletas russos proibidos de atuar na Europa
Decisão da CEV foi anunciada nesta terça-feira
A Confederação Europeia de Vôlei (CEV) anunciou a proibição de times seguirem jogando as competições continentais a partir de hoje.
Segundo a nota oficial, o veto está em vigor e atinge vôlei, vôlei de praia e vôlei na neve. Além dos russos, a proibição serve para Belarus (Bielorrússia), país apoiador da invasão russa à Ucrânia.
“Após a decisão inicial adotada pelo CEV de remover competições oficiais da Rússia, o Conselho de Administração do CEV confirmou que todas as seleções, clubes, atletas e oficiais da Rússia e da Bielorrússia não são elegíveis para participar de qualquer competição da CEV no vôlei, vôlei de praia e vôlei de neve até novo aviso. Além disso, o Conselho de Administração do CEV suspendeu todos os membros das Federações Nacionais da Rússia e Bielorrússia de suas respectivas funções nos órgãos do CEV até novo aviso. Nestas circunstâncias sem precedentes, a família do voleibol europeu espera que a situação melhore para que o voleibol possa voltar a cumprir o seu papel e missão de unir as pessoas num espírito de jogo limpo, amizade e respeito mútuo”, diz a nota oficial.
A decisão impactará bastante a Champions League. No feminino, três das oito equipes classificadas para as quartas de final eram russos: Dínamo Kazan, Dínamo Moscou e Lokomotiv Kaliningrado. No masculino, Zenit São Petersburgo e Dínamo Moscou estavam garantidos nos playoffs.
A CEV não deixa claro se os times estão eliminados sem jogar os playoffs ou se serão substituídos por outros até então eliminados na fase de grupos.
PS: Alterada às 10h45 após nova nota da CEV