Titular
Home Destaques Titular da seleção alemã revela problema cardíaco
Destaques - Internacional - Vaivém - 23 de outubro de 2024

Titular da seleção alemã revela problema cardíaco

Zenger, de 27 anos, foi o líbero da Alemanha em Paris-24


O líbero Julian Zenger, titular da seleção da Alemanha nos Jogos Olímpicos de Paris, revelou em entrevista ao site  Volleyball Insider o motivo de estar sem time no momento: ele teve um problema cardíaco diagnosticado durante exames realizados na Itália, neste ano, quando defendia o Padova. E explicou qual decisão tomou para a continuidade da carreira.

– Estendi o contrato com o Padova por um ano, em fevereiro, porque ambos os lados estavam muito satisfeitos. Aí tive que fazer um exame médico porque tive uma trombose. Porém, inicialmente só recebi o certificado de aprovação de seis meses, que normalmente é concedido por um ano. Durante o segundo exame, o médico constatou alguns batimentos cardíacos a mais do que o normal. Após exames mais aprofundados, ele diagnosticou uma anomalia na aorta . Na Itália existem regulamentações rígidas em relação aos atletas a este respeito, visto que houve alguns casos críticos no passado. Por isso ainda pude jogar pela seleção nacional. Discussões com outros médicos revelaram que a cirurgia cardíaca envolveria riscos maiores do que a própria anomalia. A probabilidade de que algo aconteça é provavelmente inferior a 1%. É por isso que decidi não fazer uma operação. Padova ainda aguardava o resultado, mas depois rescindiu o contrato e desde então encontrou um substituto – contou Zenger em entrevista ao Volleyball Insider.

Aos 27 anos, o jogador, que foi titular do Trentino três temporadas atrás, ainda está sem clube e vem treinando no Friedrichshafen para manter a forma. Sobre o futuro, uma incógnita.

– Ainda tenho um último check-up para fazer no final do mês. Portanto, ainda há um mínimo de esperança. Mas parece mais que tudo vai ficar como está. É por isso que estou me mantendo em forma até que apareça uma oferta interessante. Considero cuidadosamente o que vai me ajudar em termos de esporte, então provavelmente não aceitaria qualquer oferta. Mas é claro que isso é extremamente difícil nesta fase da temporada, especialmente na minha posição. Você também tem que ter sorte. A Itália está completamente fora e a Rússia teria de ser considerada com muito cuidado – comentou Zenger.

PARIS-24

O jogador não teve restrições da seleção da Alemanha para participar dos Jogos Olímpicos de Paris. E Zenger explica a sensação de disputar o evento:

– Fiquei feliz porque jogamos um vôlei muito bom. Mas também estou um pouco decepcionado e um pouco insatisfeito com a forma como tudo terminou. É sempre amargo ser eliminado por tão pouco e não ter tido a oportunidade de lutar por uma medalha. Esse era o nosso objetivo e todos acreditavam mais e mais a cada jogo. No entanto, estou orgulhoso por termos mostrado que tínhamos razão de estar lá.