Tóquio repensa público e pode barrar torcida nos Jogos
Novos casos de coronavírus em Tóquio fazem Comitê Organizador repensar decisão de público nas arenas
Os organizadores dos Jogos de Tóquio já repensam presença do público e podem barrar a presença de torcida nos Jogos. Segundo a imprensa japonesa, Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos que começam daqui a 15 dias – no dia 23 de julho – registrou, nas últimas 24 horas, 920 novos casos de covid-19.
É o maior número desde o dia 13 de março. O Comitê Olímpico Organizador, em acordo com o governo e do COI (Comitê Olímpico Internacional) tinha concordado em liberar público de até 10 mil pessoas nas arenas – seguindo todos os protocolos de prevenção -, mas a nova onda de casos na capital do Japão pode fazer com que não haja mais torcida nos estádios. Relembre aqui as tabelas das seleções brasileiras de vôlei.
Desde o início da pandemia do coronavírus, o Japão teve mais de 800 mil casos confirmados e mais de 14,8 mil mortes. A vacinação no país é lenta, e apenas 14,5% da população está totalmente imunizada.
Os novos casos fizeram o governo decretar estado de emergência em Tóquio até o dia o dia 22 de agosto – sendo que os Jogos acontecem entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.
De acordo com o jornal japonês Asahi Shimbun, não haverá mais público na Cerimônia de Abertura, que vai acontecer às 8h (horário de Brasília) do próximo dia 23. Estarão presentes no Estádio Nacional de Tóquio apenas autoridades estrangeiras como chefes de estado, representantes do COI), patrocinadores e alguns jornalistas credenciados.