Tours e Montpellier farão a final do Campeonato Francês
Final acontecerá em melhor de três partidas, a partir do próximo fim de semana
Está definida a decisão do Campeonato Francês masculino 2021/2022. O Montpellier foi o primeiro a garantir vaga na final da competição, ao vencer por 2 a 0 a série de semifinal contra o Chaumont. Tours e Narbonne disputavam a outra vaga na decisão, mas como cada uma das equipes havia vencido um confronto, se fez necessário um terceiro jogo, neste sábado.
O Tours venceu o primeiro jogo, em casa, por 3 a 0. No jogo da volta, o Narbonne devolveu o placar e venceu em sets diretos. Mas, novamente a equipe de Marcelo Fronckowiak fez o mando de quadra valer, nesta semifinal e, acabou superando os visitantes em sets diretos (25-18, 25-23 e 25-19).
O maior pontuador da semifinal foi o oposto francês Pierre Derouillon, com 13 pontos. Ele também foi eleito o MVP da partida. O ponteiro Kevin Tillie e o central Leandro Aracaju anotaram 11 pontos cada. O brasileiro fez nove em ataques (69% de aproveitamento) e outros dois no saque. Os opostos Abouba e Geraldo Goiano (naturalizado catari) não atuaram. Pelo lado do Narbonne, o oposto Rafael Araújo foi o único brasileiro em quadra e, acabou sendo bem marcado, terminando a partida com 10 acertos.
A equipe de Fronckowiak vai em busca do primeiro título na temporada, chegando agora à sua terceira final. Anteriormente o Tours foi superado na final da Copa CEV pelos italianos do Monza e, mais recentemente, terminou na segunda colocação da Copa da França. Já o Montpellier não disputava uma final de Campeonato Francês desde 1992. Agora, 47 anos depois do último título, a tradicional equipe francesa pode voltar ao topo do país.
A final será decidida em melhor de três jogos. O primeiro ocorrerá com mando do Tours no dia 7 de maio. O jogo da volta, na casa do Montpellier, está marcado para o dia 11 de maio. Se for necessário um terceiro jogo para alguma das equipes se sagrar campeã, o jogo ocorrerá em 15 de maio.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei