Treinadora
Home Categorias de base Treinadora da base do Vôlei Renata ganha chance na Seleção

Treinadora da base do Vôlei Renata ganha chance na Seleção

Patrícia Appolinário foi convocada para ajudar na Seleção Brasileira sub-19 masculina


Primeira mulher a ocupar um cargo técnico na história da Superliga Masculina, a treinadora do Vôlei Renata, Patrícia Appolinário, tem mais um desafio na carreira: a Seleção Brasileira. Ela foi convocada para compor a comissão técnica da categoria sub-19, que vai se reunir entre os dias 18 e 24 de abril, em Saquarema, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que a técnica do time campineiro é chamada para a Seleção.

Patrícia foi convocada para auxiliar o técnico Luis Carlos Rodrigues, o Kadylac, durante os treinamentos e avaliações do Laboratório de Detecção de Talentos da Seleção Brasileira Sub-19. Os jovens, nascidos entre 2004 e 2005, serão observados durante duas semanas, visando a disputa do Sul-Americano da categoria, que acontece em agosto, em lugar a ser definido.

– Foi uma sensação incrível, até tremeu a perna – disse Patrícia, ao saber da convocação.

– É uma sensação de vitória e, ao mesmo tempo, de ansiedade para fazer valer a pena a oportunidade que está sendo dada. Muita coisa passou em minha cabeça: família, trabalho, amigos. Um sonho de muitos que posso viver. Que seja de muito aprendizado – complementa Patrícia, que foi atleta durante a adolescência em clubes de Campinas e que recusou propostas de fora do Brasil para manter vivo o o sonho de ser treinadora.

No projeto campineiro desde 2011, Patrícia assumiu a categoria infantil, em 2014, e desde então é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de novos talentos do Vôlei Renata. No período, passaram, pela categoria sub-17, cerca de 120 atletas, alguns deles chegando ao time principal como o ponteiro Renan Bonora, da Apan/Eleva/Blumenau na última Superliga, e o líbero Felix, que fez parte do elenco do Vôlei Renata nesta temporada.

Nos últimos três anos, Patrícia levou o time sub-17 a dois pódios no Campeonato Paulista da categoria. Levou a equipe de formação ao vice-campeonato paulista em 2014, à medalha de prata na Copa São Paulo no mesmo ano e ao título da série prata do Estadual em 2016. A treinadora foi chamada para auxiliar na Seleção Paulista em 2018.

Durante a Superliga 21/22, Patrícia fez história. No dia 16 de janeiro, em jogo válido pela segunda rodada do returno, ela se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo técnico na história da competição masculina ao atuar como auxiliar no duelo entre Vôlei Renata e Sada Cruzeiro.