
Turquia encerra novela e fecha com técnico sérvio após “rebelião”
Depois de muitas idas e vindas e um cenário repleto de incertezas, a Turquia tem um novo treinador para a seleção masculina de vôlei. O sérvio Slobodan Kovac foi anunciado neste domingo (6/7).
Kovac chega ao time turco em um momento de pressão. A Turquia ocupa apenas a 16ª colocação entre os 18 participantes da Liga das Nações de vôlei (VNL), ainda correndo o risco do rebaixamento. São duas vitórias em oito jogos, à frente apenas de Holanda e Sérvia, com um triunfo cada. Cada time ainda jogará quatro vezes na fase de classificação.
De acordo com a mídia sérvia, a contratação de Kovac foi praticamente uma imposição do elenco da seleção turca. O site Meridien Sport publicou que na última sexta-feira, dirigentes dirigentes da Federação Turca anunciaram aos jogadores que o búlgaro Radostin Stoychev assumiria o comando do time. Eles teriam se rebelado contra a decisão, pedindo o acerto com Kovac.
O técnico sérvio já estava no radar da Turquia há algum tempo. A contratação chegou a ser tentada no ano passado. Já em junho de 2025, um acerto chegou a ser negociado novamente por ambos os lados, mas não houve consenso.
CARREIRA
O experiente treinador sérvio tem 58 anos e começou sua carreira na temporada 2008/2009. Em clubes ele passou pelo Perugia (ITA), Halkbank (TUR), Jastrzebski Wegiel (POL), Fenerbahce (TUR), entre outros. Kovac ainda treinou as seleções do Irã, da Sérvia e da Eslovênia.
Como atleta, Slobodan Kovac ganhou uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e o ouro em Sydney-2000.