Turquia
Home Internacional Turquia reage nos sets, vence a Polônia e está na semi
Internacional - 30 de agosto de 2023

Turquia reage nos sets, vence a Polônia e está na semi

Itália conheceu seu adversário na semifinal do Campeonato Europeu


Turquia x Itália. Essa será uma das semifinais do Campeonato Europeu feminino de vôlei, na sexta-feira (1/9), em Bruxelas, na Bélgica. Nesta quarta, a equipe de Daniele Santarelli eliminou a Polônia com vitória por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-22 e 25-18.

A vitória em sets diretos pode dar uma sensação de domínio e controle das turcas, mas o jogo não foi bem assim.

No primeiro set, a Polônia teve muito êxito nas passagens de Wolosz pelo saque, incomodando demais Karakurt na linha de passe. Com a líbero Stenzel conseguindo subir muitas bolas na defesa, a equipe de Stefano Lavarini chegou a abrir 16 a 12. Foi quando Daniele Santarelli fez mudanças pontuais e decisivas, com a líbero Aykac, entrando como ponteira, estabilizou a linha de passe no lugar de Karakurt. E Elif Sahin, no lugar de Ozbay, usou e abusou de Vargas na saída de rede. E foi em um ataque da cubana naturalizada, o sétimo dela até então no confronto, que a Turquia fechou em 25-23.

Lavarini reclamou de sua linha de passe em um dos pedidos de tempos da primeira parcial. E o fundamento voltou a dar prejuízo no segundo, com Lukasik e Rozanski. E quem apareceu pare deixar o duelo equilibrado foi o bloqueio, principalmente com Kakolewska-Korneluk. A notícia ruim para as polonesas foi que o block turco também apareceu e foi responsável por uma sequência de pontos. Com os ataques sofrendo de lado a lado, o placar ficou parelho, com uma vantagem máxima de três pontos pró-Polônia (21-18). Até uma boa passagem de Karakurt pelo saque, com Vargas virando tudo pela saída de rede (10 pontos no set), mudar a história da parcial (25-22).

A seleção polonesa voltou a ter o controle do placar no terceiro set. Ficou na frente até o 14º ponto. Aí voltou a sentir o peso do jogo, dar mais pontos de graça do que deveria e sofrer a virada, sacramentada por um ace de Vargas. Certamente era um jogo que tinha tudo para ser bem mais longo.

Vargas terminou como a maior pontuadora da partida, com 24, seguida por Karakurt, com 14. Stysiak e Korneluk, com 12 e 13, respectivamente, lideraram a Polônia.