Turquia
Home Internacional Turquia salva match points e está na final do Pré-Olímpico
Internacional - Tóquio-2020 - 11 de janeiro de 2020

Turquia salva match points e está na final do Pré-Olímpico

Na raça, Turquia se salva no quarto set e vence a Polônia no tie-break


Em um jogo proibido para cardíacos, a Turquia garantiu a classificação para a final do Pré-Olímpico Europeu feminino. Na segunda semifinal do Pré-Olímpico, em Apeldoorn (HOL), vitória sobre a Polônia por 3 sets a 2, parciais de 19-25, 25-18, 23-25, 33-31 e 15-11.

Neste domingo, às 13h30 (de Brasília), a vaga olímpica restante da Europa será disputada por turcas e alemãs, responsáveis pela eliminação das donas da casa, na preliminar.

Pela Turquia, protagonismo total da oposto Meryem Boz, não apenas pelo cabelo tingido de azul. Ela foi a autora de 36 pontos na semifinal. Foram 31 no ataque, um no saque e quatro no bloqueio. Atuação enorme de uma das jogadoras menos badaladas do elenco.

Uma menção honrosa para a brilhante atuação da capitã Eda Erden no bloqueio: foram dez pontos no fundamento, compensando a performance ruim no ataque: quatro pontos em 18 tentativas, aproveitamento de apenas 22%. No total, o block foi responsável por 22 pontos para o time de Giovanni Guidetti.

Vale ainda citar duas mudanças feitas pelo italiano. Ao fim do segundo set, ele trocou Ozbay por Naz Aydemir no levantamento. E no quarto, a troca de Ismailoglu por Ercan, em busca de um passe mais estável.

Por falar em quarto set, ele dificilmente será esquecido pelas duas equipes por um bom tempo. Pelo lado das derrotados, pelas chances perdidas. A Polônia teve vários match points e o último deles com contra-ataque para fechar o jogo. Mas a líbero Stenzel fez um péssimo levantamento de manchete e impediu Smarzek de atacar. E a oportunidade desperdiçada fez a Turquia crescer, principalmente com os ataques de Boz e os bloqueios de Erden.

Turquia
Block turco desequilibrou (FIVB Divulgação)

Repetindo o enredo de outros jogos, a dupla Stysiak/Smarzek liderou as polonesas no ataque. Principais alvos de Wolosz, elas somaram 47 pontos: 25 de Stysiak (19 de 52 no ataque) e mais 22 de Smarzek (17 de 61). Mas dois bloqueios em sequências levadas por elas, um de cada, no tie-break, foram decisivos para a abertura da vantagem para as turcas fecharem.