Turquia sobe para a VNL masculina
Final muito equilibrada na Challenger Cup masculina diante do Qatar
O momento do vôlei na Turquia é, definitivamente, o melhor da história. Depois de a seleção feminina conquistar o inédito título da Liga das Nações, no início do mês, o time masculino garantiu um lugar na elite em 2024.
Neste domingo (30/7), em Doha, vitória da Turquia na final da Challenger Cup diante do Qatar por 3 sets a 2, parciais de 25-13, 21-25, 25-18, 22-25 e 15-9. Muita festa na capital catari, já que a torcida turca praticamente dividiu o ginásio com os donos da casa.
Depois de um início arrasador, a Turquia viu o equilíbrio tomar conta da final. Trocando levantador, oposto e central, o Qatar cresceu e surpreendeu os favoritos. O duelo ganhou em emoção e foi definido apenas no tie-break.
O técnico italiano Alberto Giuliani teve como tripé decisivo o oposto Adis Lagumdzija e os ponteiros Burutay Subasi e Efe Bayram, com 20, 15 e 16 pontos, respectivamente. Pelo Qatar, Mubarak Dahi saiu do banco para anotar 12. O ponta Renan Ribeiro, brasileiro naturalizado catari, foi titular em toda a final e colaborou com dez.
O saque foi um fundamento decisivo para a Turquia na reta final. Foram oito aces na final. No block, os turcos também foram melhores: 14 a 9.
Mais cedo, na disputa pela medalha de bronze, a Ucrânia dominou o Chile vencendo por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-19 e 25-18. O oposto Vicente Parraguirre liderou os sul-americanos e o jogo com 19 acertos. Na Challenger feminina, a vaga na próxima VNL ficou com a França.